Horários de atendimento do Cadúnico podem mudar nesta semana

Cidadão que precisa resolver algo de maneira presencial em uma sede do Cadúnico precisa prestar atenção nos dias especiais de funcionamento

Com a chegada do final do ano, é natural que famílias de todo o país queiram resolver as suas pendências para passar um réveillon mais tranquilo no próximo dia 31. Quem faz parte de programas sociais, por exemplo, costuma ir presencialmente ao Cadúnico com mais frequência.

Mas é preciso prestar bastante atenção aos cronogramas de abertura destes locais. Afinal de contas, como estamos no final do ano, vários destes pontos atuam em horário especial. Há casos, por exemplo, de sedes do Cadúnico que já estão fechadas e só devem abrir em 2024.

Embora o Cadastro Único seja oficialmente uma lista gerida pelo governo federal, o fato é que a gestão interna é comandada pela prefeitura de cada cidade. Não há, portanto, um protocolo nacional de abertura das sedes do Cadúnico neste final de ano.

Deste modo, o cidadão vai precisar entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para entender como vai funcionar o processo de atendimento na sua região neste final de ano.

O caso de Campos dos Goytacazes

Destaques sobre *** por e-mail

A prefeitura da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou nesta semana que o atendimento para os serviços do Cadastro Único estará suspenso até o dia 2 de janeiro nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e na gestão do programa.

“O Cadastro Único V7 está passando por várias mudanças, e o motivo dessa indisponibilidade é para que haja melhorias e atualizações dentro do sistema”, explica a gerente do programa e do Bolsa Família, Kamila Oliveira.

O que é o Cadúnico

O Cadúnico do governo federal é uma espécie de lista que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Quem está neste registro, tem notadamente mais chances de ser selecionado para programas como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional, por exemplo.

Para entrar no Cadúnico, é preciso ir presencialmente até um local indicado pela prefeitura da sua cidade. Na grande maioria dos casos, este local é o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

Quem já fez a inscrição, agora quer saber se o seu nome já consta no Cadúnico do governo federal. A boa notícia é que não é preciso voltar até o CRAS para saber se você já foi selecionado. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a consulta pode ser feita sem sair de casa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis