Auxílio-gás: como ter mais chances de receber em fevereiro

Pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados em fevereiro deste ano. Veja como ter mas chances de ser selecionado para o programa social

Ao contrário do que muita gente estava esperando, não há previsão de pagamentos para o Auxílio-gás nacional neste mês de janeiro de 2023. Contudo, o programa está confirmado para fevereiro deste ano. Até lá, os cidadãos podem se preparar para receber este saldo na conta.

Para 2023, as regras de seleção seguem basicamente as mesmas que foram vistas no ano passado. Não existe inscrição direta para fazer parte do Auxílio-gás nacional. O Governo Federal seleciona os nomes com base nas informações que estão disponíveis no Cadúnico registradas pelas prefeituras de cada cidade.

Desta forma, é possível dizer que não há nada a ser feito para receber o Auxílio-gás nacional. Entretanto, o cidadão pode seguir algumas dicas para ter mais chances de entrar no programa social do Governo Federal. Tais atos não garantem automaticamente a entrada no benefício, mas fazem as oportunidades de seleção crescerem.

Entre no Cadúnico

Se você ainda não faz parte do Cadúnico, então está na hora de entrar na lista do Governo Federal. Este é um sistema gerido pelas prefeituras de cada cidade. Assim, a dica é entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o processo de inscrição funciona em seu município.

Destaques sobre *** por e-mail

Atualize o Cadúnico

Se você já está no Cadúnico, lembre-se de atualizar o sistema com frequência. Cadastros desatualizados têm menos chances de seleção. O sistema precisa de atualização sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que acontecer uma mudança estrutural na sua família, como uma morte ou nascimento, por exemplo.

Consulte o app do Auxílio Brasil

Outra dica importante para ter mais chances de receber o Auxílio-gás é ficar de olho no que acontece dentro do app do Auxílio Brasil. É através deste sistema que o governo envia as informações de seleção. Em resumo, é por este app que o cidadão vai saber se vai poder receber o saldo ou não.

Note que pelas regras gerais do Auxílio-gás, todo cidadão é obrigado a movimentar o dinheiro em um prazo de 90 dias, no máximo. Caso contrário, o montante volta para o governo. É possível que o dinheiro tenha caído na sua conta e você nem saiba.

O Auxílio-gás

O Auxílio-gás nacional é um programa social criado para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade na compra do botijão de gás. O valor dos pagamentos varia de acordo com o preço médio nacional do botijão de 13kg.

Para este ano, seguirá valendo a regra de que todos os usuários receberão 100% do preço médio nacional. Trata-se do mesmo sistema de repasses que estava sendo usado no segundo semestre do ano passado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis