Auxílio-gás: confira as novas datas de pagamentos do benefício
Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Veja as novas datas de liberações do saldoUsuário ou não, o fato é que todo mundo conhece o Auxílio-gás nacional. Esse é o programa do governo federal que atende pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda para a compra do botijão de gás de 13 quilos.
O fato, no entanto, é que o Auxílio-gás nacional não será pago nesse mês de julho. Isso ocorre porque esse benefício possui um caráter bimestral, ou seja, ele é liberado sempre a cada dois meses. Desse modo, a próxima liberação deve acontecer apenas no mês de agosto.
As datas do Auxílio-gás
Assim, é possível afirmar que os usuários do programa terão que esperar um pouco mais para voltar a receber o benefício. Mas isso não quer dizer que eles já não possam identificar as datas das próximas liberações. O governo federal já liberou o novo calendário.
Como de costume, o Auxílio-gás nacional será liberado em 10 datas diferentes. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, pode receber primeiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos social para esse mês de agosto:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Quem pode receber
Tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, é possível dizer que as regras de entrada do Auxílio-gás nacional seguirão basicamente as mesmas no próximo mês de agosto.
Para ter direito ao benefício, é preciso seguir as seguintes regras:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Vale lembrar que mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, além dos usuários do Bolsa Família, possuem prioridade no processo de seleção. São cidadãos que têm mais chances de fazer parte do Auxílio-gás nacional.