Auxílio-gás de 2025 corre riscos de bloqueio? Governo se pronuncia
Pela primeira vez, governo federal deu uma declaração mais clara sobre a possibilidade de bloqueio do Auxílio-gás nacional em 2025Um dos benefícios sociais mais populares do país, o Auxílio-gás nacional vem causando preocupação entre os usuários. Mais de 5,5 milhões de famílias dependem desse dinheiro para comprar o botijão de gás, item que vem se mantendo em um patamar de preços alto.
De acordo com informações de bastidores colhidas pelo Jornal O Estado de São Paulo, existe uma série de dúvidas em relação aos pagamentos do benefício para este ano de 2025 justamente por causa de problemas orçamentários
Os recursos do orçamento
Ainda tomando como base as informações do jornal Estadão, o Auxílio-gás nacional ficou sem recursos disponíveis para os pagamentos previstos para o ano de 2025.
A matéria destaca que o programa não possui atualmente caixa para cumprir as parcelas deste ano. O plano de orçamento que tramita no Congresso Nacional prevê uma aporte de R$ 600 milhões.
Considerando os números registrados no ano passado, é possível afirmar que esse valor é suficiente para pagar apenas uma das seis parcelas necessárias para cobrir todo o ano de 2025.
Orçamento ainda não foi aprovado
Para além de tudo isso, também é preciso considerar o atraso na aprovação do orçamento de 2025 pelo congresso nacional. Esse é um outro entrave para o futuro do Auxílio-gás nacional no Brasil.
Sem autorização orçamentária formalizada pelo congresso nacional, os repasses não podem ser realizados para a população, o que gera uma total apreensão entre os beneficiários.
O que diz o governo federal sobre o futuro do Auxílio-gás nacional?
Diante de toda essa situação, uma pergunta fica no ar: Afinal de contas, o que o governo federal tem a dizer sobre o futuro do Auxílio-gás nacional nesse ano de 2025?
Depois de receber os questionamentos sobre a falta de previsão e calendário, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do programa, declarou que nada mudou, e que a primeira parcela segue prevista para fevereiro de 2025.
A pasta também disse que o benefício está mantido, e que será alinhado à proposta orçamentária anual. Portanto, o ministério garante que os usuários não precisam se preocupar.
O Auxílio-gás
O Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. O projeto atende mais de 5,5 milhões de pessoas através de pagamentos em dinheiro sempre a cada dois meses.
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, é preciso:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- residir com ao menos um integrante que faça em Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo