O governo federal confirmou ainda no final da última semana uma série de antecipações em seus principais programas sociais. Por isso, usuários de benefícios como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional devem atentar para as novas datas projetadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Tais antecipações, no entanto, não são válidas para todos os grupos. A ideia do governo federal é atender apenas as pessoas que residem em cidades do Rio Grande do Sul. O estado passa pelo maior desastre natural de sua história, e milhares de gaúchos perderam tudo por causa das chuvas que assolam o extremo sul do país nos últimos anos.
Ao todo, as medidas anunciadas pelo governo federal visando este público devem ter um impacto de R$ 50,9 bilhões, de acordo com as projeções do Ministério da Fazenda.
Ações de antecipações
Na lista de ações que foram tomadas pelo governo federal podemos citar:
- antecipação do Bolsa Família;
- antecipação do Auxílio-gás nacional.
Com estas duas medidas, o governo federal deverá atender pouco mais de 583 mil famílias gaúchas que potencialmente foram prejudicadas pelas fortes chuvas que seguem atingindo o Rio Grande do Sul.
O Bolsa Família
No caso específico do Bolsa Família, por exemplo, o dinheiro do benefício será depositado para todos os segurados do Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira (17), independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada indivíduo.
Importante notar que não é preciso se preocupar com nenhum tipo de solicitação da antecipação do saldo. Conforme informações do governo federal, o dinheiro em questão será liberado de maneira automática na mesma conta em que o cidadão já está acostumado a receber o Bolsa Família.
O Auxílio-gás nacional
Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi realizada em abril, a próxima estava marcada para o mês de junho.
Mas especificamente agora, a ideia é antecipar os pagamentos do Auxílio-gás para que os segurados gaúchos possam receber o saldo neste mês de maio. Também não será necessário realizar nenhum tipo de solicitação. Os repasses são automáticos.
Tanto no caso do Auxílio-gás, como também no caso do Bolsa Família, as antecipações podem ser movimentadas sem sair de casa, através do aplicativo oficial do Caixa Tem. Por esta aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
