Auxílio-gás já tem data para ser retomado? Governo responde
Milhões de brasileiros que fazem parte do Auxílio-gás nacional querem saber quando os pagamentos do programa serão oficialmente retomadosMilhões de brasileiros que fazem parte do Auxílio-gás nacional já perceberam que não estão recebendo o saldo relacionado ao programa neste mês de março. O governo federal, aliás, já confirmou que não deve realizar repasses no decorrer das próximas semanas.
Há uma explicação para isso. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, isto é, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em fevereiro, a próxima só deve ocorrer em abril.
A boa notícia é que existe uma data para o retorno das liberações do benefício. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o saldo volta a ser pago oficialmente apenas a partir do próximo dia 17.
O calendário do Auxílio-gás nacional
Assim como nos meses anteriores, nem todo mundo vai receber o saldo no mesmo dia. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS 1, por exemplo, recebe primeiro.
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
Vale sempre lembrar que os usuários têm um prazo de 90 dias, ou seja, três meses para movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional. Caso o cidadão não realize nenhum tipo de movimentação dentro deste prazo, o dinheiro volta para os cofres públicos.
E até lá?
Enquanto o mês de abril não chega, o governo federal segue neste mês de março com os pagamentos do Bolsa Família. Dados oficiais apontam que pouco mais de 20 milhões de pessoas estão aptas aos pagamentos do benefício.
Especificamente nesta quinta-feira (21), os depósitos estão sendo realizados para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 5. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 15 de março;
- Usuários com NIS final 2: 18 de março;
- Usuários com NIS final 3: 19 de março;
- Usuários com NIS final 4: 20 de março;
- Usuários com NIS final 5: 21 de março;
- Usuários com NIS final 6: 22 de março;
- Usuários com NIS final 7: 25 de março;
- Usuários com NIS final 8: 26 de de março;
- Usuários com NIS final 9: 27 de de março;
- Usuários com NIS final 0: 28 de de março.