Auxílio-gás nacional já tem novas datas para agosto; confira calendário
Governo federal deve retomar dentro de 10 dias os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Veja o calendário oficial já divulgadoO governo federal deverá retomar dentro de 10 dias os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é um dos maiores programas de transferência de renda do país. De acordo com a projeção do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o saldo deverá ser repassado para pouco mais de 5 milhões de brasileiros.
O Auxílio-gás nacional deverá ser retomado no próximo dia 19. Mas nem todos os usuários poderão receber o saldo nessa data. Assim como aconteceu nos meses anteriores, o governo federal deverá escalonar as liberações nos 10 últimos dias úteis do mês.
Mas como é possível saber em qual data você vai receber o Auxílio-gás nacional? Basta verificar as informações sobre o seu cadastro no app oficial do Bolsa Família. Esse aplicativo já está disponível para celulares Android e IOS de maneira gratuita.
Mas existe uma maneira ainda mais simples de conferir a data dos seus pagamentos do Auxílio-gás nacional. Para tanto, basta se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe primeiro.
O calendário do Auxílio-gás nacional
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto. Note que tais informações foram disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Quem poderá antecipar?
Vale lembrar que nem todos os usuários do Auxílio-gás nacional precisarão seguir o calendário acima. Se você reside em uma cidade que se encontra em situação de emergência ou de calamidade pública devido às condições climáticas poderá antecipar o salto em sua conta.
É importante lembrar que o governo federal precisa reconhecer oficialmente que a sua cidade está em condição de emergência ou de calamidade pública para realizar essa antecipação. Também é importante frisar que o cidadão precisa ser usuário do Auxílio-gás nacional para receber o saldo de maneira antecipada.
O caso mais conhecido nesse momento é o do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história. Quase 200 pessoas morreram, e milhares de cidadãos ficaram desabrigados ou desalojados.
Neste caso, o governo federal vai antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional, e todos os usuários deverão receber o saldo já no próximo dia 19, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um.