Auxílio-gás nacional: o que vai mudar para os usuários do Bolsa Família
Governo federal anunciou recentemente uma série e mudanças no sistema do Auxílio-gás nacional. Veja o que pode acontecerRecentemente, o governo federal anunciou um projeto que prevê uma série de mudanças no sistema de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é um dos maiores programas de transferência de renda do país, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social.
O fato, no entanto, é que desde que o governo federal anunciou essa série de mudanças no Auxílio-gás nacional muita gente ainda vinha acumulando dúvidas sobre o benefício. Afinal de contas, o que vai mudar de fato no sistema de pagamentos?
Outro ponto que interessa muito aos usuários é em relação às mudanças do Auxílio-gás nacional para as pessoas que recebem o Bolsa Família. Afinal de contas, como se sabe, é possível receber os dois benefícios de uma só vez.
Como funciona o Auxílio-gás nacional
Hoje, ao Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. O governo realiza pagamentos em dinheiro para pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país.
Em comum, há o fato de que todas essas pessoas fazem parte também do Bolsa Família. Isso significa afirmar que apenas uma parcela dos usuários desse programa social podem receber o saldo em suas contas.
Como vai passar a funcionar
De acordo com o projeto enviado pelo Governo Federal, esse sistema vai mudar. A partir de 2025, a ideia é que o Auxílio-gás nacional deixe de ser pago em forma de dinheiro, e passa a ser pago em forma de vale, que poderia ser usado para comprar do botijão de gás em redes previamente credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Para além disso o governo federal também prevê uma elevação no número de usuários do programa social. A ideia é elevar a quantidade de atendidos dos atuais 5 milhões para 20,8 milhões de maneira escalonada até o final de 2026.
Na prática, isso significa que todos os usuários do Bolsa Família passariam a receber o vale do Auxílio-gás nacional.
Mudanças no Auxílio-gás nacional
É importante lembrar que tais mudanças indicadas no Auxílio-gás nacional ainda não estão oficialmente confirmadas. Recentemente, membros do Ministério da Fazenda disseram que podem fazer algumas alterações no sistema apresentado.
Por isso, ainda não é possível cravar que as mudanças do Auxílio-gás nacional apresentadas anteriormente serão mesmo aplicadas. Será necessário esperar para saber o que vai acontecer nos próximos dias.
Em tese, o governo federal tem até o final deste ano de 2024 para definir o que vai acontecer com o Auxílio-gás nacional. Qualquer tipo de mudança só será implementada a partir de 2024.