Auxílio-gás nacional vai ser pago em setembro? Veja o que se sabe

Governo Federal concluiu o mais recente pagamento do Auxílio-gás ainda no último dia 31 de agosto. Veja o que se sabe sobre as próximas liberações
- Anúncio -

No último dia 31 de agosto, o governo federal concluiu oficialmente as liberações do Auxílio-gás nacional. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pouco mais de 5,6 milhões de pessoas receberam o saldo em suas contas.

Passado o pagamento de agosto, os olhos dos usuários se voltam para os repasses de setembro. Afinal de contas, o governo federal vai liberar o Auxílio-gás neste mês? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a resposta é não. Não há planos de liberação deste projeto para setembro.

Mas calma. Isso não significa que o Auxílio-gás nacional chegou ao fim. Estamos falando de um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi feita em agosto, o próximo repasse está marcado para o mês de outubro, segundo as informações oficiais.

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda em 2023, há repasses do Auxílio-gás nacional programados para:

  • outubro;
  • dezembro.
- Anúncio -

Programa bimestral

O texto que cria o Auxílio-gás nacional foi aprovado no congresso nacional com a indicação de que os pagamentos deveriam ser feitos sempre a cada dois meses. Os parlamentares argumentaram que o botijão de gás de 13 quilos seria suficiente para durar por 60 dias.

Este, no entanto, é um ponto que vem gerando uma série de críticas. Parte dos usuários acredita que a medida seria injusta especialmente com as famílias mais numerosas, e também com aquelas pessoas que vendem produtos que exigem o consumo de muito gás. Para estes casos, dificilmente o botijão vai durar mais do que 60 dias.

O congresso nacional chegou a debater a possibilidade de transformar o Auxílio-gás nacional em um programa mensal. Contudo, esta discussão foi arquivada ainda no ano passado, e o que está valendo agora é mesmo os repasses bimestrais.

- Anúncio -

Além do Auxílio-gás

Se, por um lado, o governo federal não vai pagar o Auxílio-gás nacional em setembro, por outro o Ministério do Desenvolvimento Social já confirmou a liberação do Bolsa Família. A ideia é que os usuários recebam o saldo já a partir do próximo dia 18 de setembro.

Para saber o dia exato do recebimento do Bolsa Família, é importante se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe logo no dia 18. Veja as demais datas:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de setembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de setembro  (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 21 de setembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  22 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de setembro  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de setembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de setembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 28 de setembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  29 de setembro (sexta-feira).
- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis