Auxílio Gás: O plano de Lula para tentar reverter a imagem do governo
Programa Auxílio-gás nacional pode passar por uma série de mudanças. Objetivo é aumentar a popularidade do governo LulaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está neste momento focado em ampliar o apoio às camadas mais pobres da população como uma estratégia para reverter a sua queda de popularidade. Nesse sentido, mudanças no Auxílio gás nacional estão a caminho.
De acordo com as informações de bastidores, o presidente Lula estaria planejando a criação do programa Gás para Todos, que estaria sendo liderado pelo próprio presidente em parceria com a sua equipe econômica
Ampliação do Auxílio-gás
Atualmente, o Auxílio gás nacional atende pouco mais 5,5 milhões de pessoas de todas as regiões do país. O benefício cobre 100% do preço médio nacional de botijão de gás de 13 quilos, com repasses acontecendo sempre a cada dois meses.
Caso o programa Gás para Todos seja instituído, o governo federal poderia ampliar o alcance do programa para nada menos do que 22 milhões de famílias já a partir das próximas semanas.
A estratégia do governo federal
Para garantir que o programa Gás para Todos atinja todo esse patamar, o governo federal planeja apresentar uma série de outras medidas econômicas, como a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.
O grande desafio é fiscal. Ao menos de acordo com as informações de bastidores, a equipe econômica do governo federal ainda não sabe como garantir o financiamento necessário para os pagamentos.
Como vai funcionar o novo Auxílio-gás
Ao contrário do que acontece com o atual Auxílio gás nacional, o programa Gás para Todos poderia oferecer um voucher que poderia ser trocado por um botijão de gás em distribuidoras e depósitos de todo o país.
Para 2025, o governo federal tem previsto um orçamento de R$ 600 milhões para a execução do programa. Já se sabe que esse valor é considerado insuficiente para atender toda a demanda desejada pelo presidente Lula.
Redução nos preços do botijão de gás
No caso do Gás para Todos, mesmo considerando um aumento no número de atendidos, o governo federal não poderia atender toda a população que precisa do botijão de gás de 13 quilos.
Mesmo por isso, o presidente Lula também aposta em uma expectativa de que a ampliação do programa leve a uma redução geral no saldo do Gás de Cozinha para as demais classes sociais
A avaliação do governo federal é de que essa medida pode gerar um impacto positivo, mesmo para aqueles que não forem diretamente contemplados com o programa.
O Auxílio-gás
Nesse mês de fevereiro, o Auxílio-gás nacional está realizando pagamentos desde a última segunda-feira (17). Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos de fevereiro para o Auxílio Gás nacional:
- Usuários com NIS final 1: 17 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 2: 18 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 3: 19 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 4: 20 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 5: 21 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 6: 24 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 7: 25 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 8: 26 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro;
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro.