Auxílio-gás: o que sabe sobre a próxima rodada do benefício
Governo federal não está realizando pagamentos do Auxílio-gás nacional neste mês de março. Mas benefício já tem data de retornoQuem abriu a conta do Caixa Tem nesta sexta-feira (15) percebeu que o dinheiro do Bolsa Família já está na conta, ou ao menos está programado para os próximos dias. O mesmo, no entanto, não pode ser falado sobre os repasses do Auxílio-gás nacional.
O programa que ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos atende atualmente pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Contudo, não há nenhuma previsão de liberação para este mês de março.
O motivo
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Na prática, isso significa que ele é pago sempre a cada dois meses.
A última liberação do Auxílio-gás nacional foi realizada no mês de fevereiro. Assim, o próximo pagamento deve ser liberado apenas no mês de abril. O programa não está sendo cancelado. Trata-se apenas de uma pausa natural prevista em lei.
Pagamentos do Auxílio-gás em abril
Em abril, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados no dia 17. Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta.
Em regra geral, quem tem NIS final 1 pode receber o saldo primeiro. Quem tem NIS final 0, por outro lado, vai ter que esperar até o final da fila. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
Quem receberá Auxílio-gás em abril
As regras de entrada no Auxílio-gás nacional não devem passar por grandes mudanças em abril. Para ter direito ao programa é necessário:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com algum integrante que faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que foram vítimas de violência doméstica, e que estão neste momento sob medidas protetivas da Justiça, têm prioridade no processo de seleção. O mesmo pode-se falar dos usuários que fazem parte do Bolsa Família. Eles também possuem esta prioridade.