Auxílio-gás para TODOS do Bolsa Família? Veja quando começa
Governo federal anunciou ainda no início desta semana que todos os usuários do Bolsa Família receberão a nova versão do Auxílio-gásNesta segunda-feira (26), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez algumas revelações sobre o futuro do Auxílio-gás nacional. Esse é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Mais de 5 milhões de pessoas estão aptas a recebimento do benefício nesse mês de agosto, por exemplo.
De acordo com Silveira, o Auxílio-gás nacional chegará ao fim ao final desse ano de 2024, e será substituído pelo programa Gás para Todos já a partir de janeiro de 2025. Desde o anúncio, usuários estão com muitas dúvidas em relação ao sistema.
Um dos pontos que mais gera curiosidade tem relação com o tamanho do novo projeto. De acordo com o governo federal, a partir de janeiro de 2025 todos os mais de 20 milhões de usuários que fazem parte do Bolsa Família poderão receber a nova versão do programa.
Auxílio-gás nacional
Hoje, o Auxílio-gás nacional faz pagamentos bimestrais equivalentes a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Essa é uma regra que está valendo desde o ano passado, e que está sendo usada exatamente agora neste mês de agosto.
Atualmente, o Auxílio-gás nacional não faz nenhum tipo de exigência sobre o uso desse dinheiro. Isso quer dizer que o cidadão pode usar a quantia para o que desejar. Se quiser, ele pode comprar um botijão de gás, se não ele pode realizar outro tipo de compra
O Gás para Todos
Como dito, o Gás para Todos deverá atender mais de 20 milhões de pessoas a partir de janeiro de 2025. Esse é basicamente o mesmo número de pessoas atendidas do Bolsa Família. A ideia é que os beneficiários recebam os dois programas de uma só vez.
A diferença é que a partir do próximo ano, o Gás para Todos não vai realizar pagamentos em conjunto com o Bolsa Família. A ideia é que o cidadão receba um vale eletrônico dentro de um aplicativo da Caixa Econômica Federal e use o saldo para comprar o botijão de gás.
Esse é um ponto importante em toda essa discussão. Isso porque ao contrário do que acontece com o Auxílio-gás nacional, no Gás para Todos, o cidadão será obrigado a comprar apenas o botijão de gás em redes previamente credenciadas pela Agência Nacional de petróleo (ANP).
Motivo da mudança
Na entrevista em que anunciou a alteração, o Ministro Alexandre Silveira disse que a mudança no sistema do Auxílio-gás nacional tem relação com uma tentativa de combate ao que ele chamou de pobreza energética
Na avaliação do governo, várias pessoas ainda estariam recebendo o Auxílio-gás nacional, e mesmo assim, não estavam comprando o botijão, o que poderia trazer doenças para estes cidadãos.