Auxílio-gás: por que não estou recebendo em setembro?
Vários usuários estão usando as redes sociais para afirmar que não estão conseguindo receber o saldo do Auxílio-gás nacional em setembro. Entenda o motivoDesde dezembro de 2021, milhões de brasileiros de todas as regiões do país recebem o Auxílio-gás nacional. Trata-se de um programa de transferência de renda que prevê uma ajuda para pessoas em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de 13 quilos.
Podem receber o benefício as famílias que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660, e que tenham conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.
Para além disso, também é importante residir com ao menos um integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Pagamentos em setembro
O fato, no entanto, é que neste mês de setembro, vários usuários não estão conseguindo receber o dinheiro do benefício. Milhares de beneficiários usaram as redes sociais para reclamar de um possível erro nos pagamentos deste projeto social.
Entretanto, não há nenhum erro. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não há nenhuma previsão de pagamento do Auxílio-gás nacional para este mês de setembro de 2023.
Isso ocorre porque o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como o último repasse foi realizado em agosto, a próxima liberação só deve ocorrer no próximo mês de outubro deste ano.
Como acessar o Auxílio-gás
De todo modo, qualquer usuário pode consultar informações sobre o seu perfil dentro do sistema do Auxílio-gás nacional. Veja as opções abaixo:
- Acessando o aplicativo do Cadastro Único, disponível gratuitamente para celulares de sistema Android ou iOS;
- Acessando o aplicativo Caixa Tem;
- Acessando o app do Bolsa Família;
- ou fazendo uma ligação para a Central de Atendimento do governo pelo número 121.
Auxílio-gás em outubro
Como dito, os pagamentos regulares do Auxílio-gás nacional serão retomados no próximo mês de outubro. Assim como ocorreu nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o seu saldo.
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).