Auxílio-gás realiza último pagamento do mês nesta quarta (30/04)

Governo federal realiza nesta quarta-feira (30) a última rodada de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Veja quem pode movimentar
- Anúncio -

A rodada de abril do Auxílio-gás nacional chega ao fim nesta quarta-feira (30) com o pagamento para os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0. 

O repasse é feito pela Caixa Econômica Federal e integra o cronograma escalonado adotado pelo Governo Federal.

Ao longo deste mês, o programa contemplou mais de 5,6 milhões de famílias em todo o país, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Além da ordem tradicional dos pagamentos, moradores de cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública tiveram acesso antecipado, independentemente do número final do NIS, a partir do dia 15 de abril.

O valor do Auxílio-gás nacional

Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional costuma realizar pagamentos unitários, isto é, todas as famílias recebem o mesmo valor independente da quantidade de pessoas que residem na mesma casa. 

Para este mês de abril, por exemplo, o governo federal liberou um patamar de R$ 108 por grupo familiar. O dinheiro já está na conta de todos os usuários aptos ao recebimento do saldo. 

Este valor corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses. O patamar foi definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Quem tem direito

Neste mês de abril, as regras de entrada do Auxílio-gás nacional seguiram as mesmas que foram registradas em meses anteriores.

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é preciso:

  • ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
  • ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
  • residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, bem como usuários do programa Bolsa Família, possuem prioridade no processo de seleção.

Como sacar o Auxílio-gás nacional

Você pode movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional diretamente pelo aplicativo Caixa Tem ou através do sistema de internet banking da Caixa. Caso prefira o saque físico, há várias opções:

  • Caixas eletrônicos da Caixa
  • Casas lotéricas
  • Correspondentes Caixa Aqui
  • Agências da Caixa Econômica Federal

Os pagamentos seguem acontecendo nos últimos 10 dias úteis de cada mês. No caso específico do Auxílio-gás nacional, os repasses ocorrem sempre a cada dois meses. 

Por esta lógica, a próxima liberação deve ocorrer apenas no próximo mês de junho. 

Já o Bolsa família não tem esta particularidade. Por isso, o programa vai voltar a realizar repasses já no próximo mês de maio.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis