Auxílio-gás retorna em agosto. Veja o valor a sacar!

O auxílio-gás é pago a cada dois meses pelo governo federal
- Anúncio -

As famílias que têm cadastro no auxílio-gás já podem comemorar, pois neste mês ele retorna com força total. Afinal, surgiram boatos de que o governo federal havia bloqueado os recursos para o pagamento deste benefício, deixando muita gente preocupada. 

Todavia, isso não é verdade e agora em agosto de 2023, o benefício tem repasse para mais de 5,6 milhões de famílias. Os pagamentos começam no dia 18 de agosto de 2023, e se estendem até o dia 31 de agosto de 2023.

O valor do auxílio corresponde ao valor médio do botijão de 13 kg calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No mês passado o valor foi de R$110.

O número de contemplados caiu consideravelmente de 2022 para este ano. Até dezembro eram 5,9 milhões de famílias contempladas, enquanto em junho foram 5,6 milhões de beneficiados. 

O cronograma de pagamentos segue uma ordem estipulada pelo último número de Número de Identificação Social (NIS), seguindo o calendário do Bolsa Família. 

Requisitos  para receber o auxílio-gás

Assim, todos os que estão inscritos no Bolsa Família recebem o Vale-gás, além dos inscritos no CadÚnico, sistema do governo que inclui beneficiários para programas sociais. Para isso, é necessário que esteja dentro dos requisitos, ou seja:

  • Possuir renda mensal total igual ou inferior a meio salário mínimo per capita, incluindo recursos provenientes de programas sociais;
  • Tem na composição familiar um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esteja ou não inscrito no CadÚnico.

Lembrando que o benefício é destinado especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica e alguns outros grupos mais vulneráveis. Segundo a Caixa, “A cada dois meses serão selecionadas, automaticamente, as famílias que serão incluídas para receber o benefício”.

Como se inscrever no auxílio-gás?

Para se inscrever no auxílio-gás é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou outra unidade de atendimento em seu município de sua localidade.

Assim, caso esteja regular sua inscrição, o repasse acontece pelo Caixa Tem.

Calendário de agosto do auxílio-gás

  • NIS final 1: 18 de agosto;
  • NIS final 2: 21 de agosto;
  • NIS final 3: 22 de agosto;
  • NIS final 4: 23 de agosto;
  • NIS final 5: 24 de agosto;
  • NIS final 6: 25 de agosto;
  • NIS final 7: 28 de agosto;
  • NIS final 8: 29 de agosto;
  • NIS final 9: 30 de agosto;
  • NIS final 0: 31 de agosto.

Como será o pagamento do auxílio-gás?

O Responsável Familiar (RF) do Auxílio-Gás terá o benefício depositado em conta digital ou bancária. 

Se o RF não tiver acesso a nenhuma das contas, cria-se uma conta de poupança digital social, quando possível.

Podem retirar o valor nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, usando o mesmo cartão e senha que já utilizam para o Auxílio Brasil (Bolsa Família).

O pagamento do Auxílio Gás vai direto ao RF, com prioridade para as mulheres, caso elas tenham indicação no Cadastro Único. 

Para famílias que não têm registro no Cadastro Único que recebem o BPC, o pagamento será ao titular do benefício ou ao seu Responsável Legal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis