Auxílio gás tem liberação de R$ 108

Este benefício, que é concedido a cada dois meses, tem o intuito de ajudar famílias com baixa renda a arcar com os custos do botijão
- Anúncio -

Na última segunda-feira, 8, uma grande quantidade de brasileiros acessou os aplicativos da Caixa e do Bolsa Família, e se deparou com a novidade da liberação do Auxílio Gás, que tem um valor de R$ 108.

Este benefício, que é concedido a cada dois meses, tem o intuito de ajudar famílias com baixa renda a arcar com os custos do botijão de 13kg, cujo preço continua elevado em várias partes do Brasil.

O montante atualizado já pode ser consultado pelo aplicativo Caixa Tem, bem como por outras plataformas associadas ao programa social. Contudo, muitos beneficiários se mostraram surpresos ao notar que, apesar de atenderem aos critérios, não foram incluídos na lista de pagamentos deste mês.

Exclusão do pagamento

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a escolha dos beneficiários do Auxílio Gás é feita automaticamente através do sistema governamental, utilizando dados recentes do Cadastro Único (CadÚnico).

Não é permitido solicitar ou assegurar o recebimento do benefício mediante agendamento nos CRAS ou qualquer outro meio presencial.

Assim, mesmo que a pessoa tenha seu cadastro em dia e satisfaça os critérios necessários, a sua inclusão na lista de pagamentos pode depender do orçamento disponível e das prioridades determinadas pelo MDS.

Diferentes critérios em relação ao Bolsa Família

Outro aspecto relevante mencionado por especialistas é que os critérios de elegibilidade para o Auxílio Gás diferem daqueles estabelecidos para o Bolsa Família. Dessa forma, uma família pode receber o Bolsa Família, mas não ter acesso ao Auxílio Gás e vice-versa.

Os principais requisitos para obter o benefício incluem:

  • Estar registrado no CadÚnico com informações atualizadas nos últimos 24 meses;
  • Possuir uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
  • Preferencialmente, ter uma mulher como titular do benefício na família.
  • Além disso, o número de beneficiários pode diminuir em meses onde o orçamento federal estiver mais limitado, reforçando a natureza seletiva e rotativa da concessão.

O que fazer se você não recebeu?

Não é necessário ir ao CRAS ou tentar realizar um cadastro específico para o Auxílio Gás. O mais importante é manter seu Cadastro Único sempre atualizado e aguardar uma possível inclusão automática feita pelo sistema do MDS.

O cronograma de pagamentos segue o mesmo calendário do Bolsa Família, de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis