Auxílio-gás terá nova parcela em fevereiro. Veja detalhes

Pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados neste mês de fevereiro. Confira detalhes sobre liberações previstas para as próximas semanas

O Governo Federal deve retomar neste mês de fevereiro os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Segundo as informações oficiais, os depósitos devem acontecer entre os dias 13 e 28 e devem ser feitos na conta poupança social digital de cada cidadão.

Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isto significa que ele é pago sempre a cada dois meses. A última liberação do saldo ocorreu em dezembro, e não houve depósitos em janeiro. Para 2023, os repasses estão confirmados para os meses pares.

Para este mês de fevereiro, os valores ainda não foram oficialmente definidos. De toda forma, já é possível afirmar que os repasses deverão corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Trata-se do mesmo sistema que foi usado no segundo semestre do ano passado.

Em dezembro de 2022, quando o Auxílio-gás fez o seu último pagamento, o valor dos repasses foi de R$ 112. Como dito, ainda não é possível saber qual será o montante pago em fevereiro, mas é provável que o saldo gire em torno dos R$ 100, assim como acontecia no ano passado.

Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição para receber o dinheiro do vale-gás nacional. Segundo as informações oficiais, o Ministério do Desenvolvimento Social analisa os dados já presentes no Cadúnico para decidir quem pode fazer parte do projeto.

Destaques sobre *** por e-mail

O calendário do Auxílio-gás

O calendário de fevereiro do Auxílio-gás nacional já foi oficialmente divulgado pelo Governo Federal. Como dito, os repasses devem acontecer entre os dias 13 e 28, ou seja, os 10 últimos dias úteis do mês.

Confira o detalhamento no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Segundo as regras gerais, o cidadão pode movimentar o dinheiro do benefício através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque.

O indivíduo também pode usar os cartões do Auxílio Brasil para realizar estes saques. Mesmo que estejamos falando de programas diferentes, o fato é que o dispositivo de um benefício funciona para movimentar o outro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis