Auxílio-gás vai ser liberado em fevereiro? O que diz o Governo

Último pagamento do Auxílio-gás nacional aconteceu em dezembro do ano passado. Agora, os olhos se voltam para o mês de fevereiro deste ano

Em dezembro do ano passado, o Governo Federal realizou o último pagamento do ano do programa Auxílio-gás nacional. Com a mudança de governo ocorrida logo na sequência, muitos cidadãos ficaram apreensivos com o possível cancelamento do projeto social.

Contudo, não há motivos para preocupação. O Auxílio-gás nacional aprovado ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve seguir sendo pago durante o governo do presidente Lula (PT). A próxima liberação, aliás, está marcada para acontecer entre os dias 13 e 28. Veja abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Os valores dos pagamentos do Auxílio-gás nacional ainda não foram oficialmente definidos, mas um ponto já está claro: os pagamentos devem corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Trata-se do mesmo formato de depósitos que estava sendo seguido no segundo semestre do ano passado.

Em resumo, mesmo depois da mudança de governo, o fato é que os pagamentos do Auxílio-gás nacional não devem passar por grandes mudanças. Ao menos nestes primeiros meses do ano, seguirão valendo todas as regras que já valiam nos meses anteriores, quando o programa era gerido por Bolsonaro.

Destaques sobre *** por e-mail

Quem recebe o Auxílio-gás

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Pessoas que estão inscritas no Cadúnico e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instiuto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o saldo em questão.

Contudo, o fato é que na prática nem todo mundo que cumpre todas as regras de entrada consegue receber o saldo. Estima-se que mais de 24 milhões de brasileiros estejam dentro do público alvo, mas apenas cerca de 5,9 milhões deles estão recebendo o benefício social.

Qualquer cidadão pode conferir se vai receber o Auxílio-gás nacional sem precisar de casa. Basta checar as informações presentes nos apps do Auxílio Brasil ou mesmo do Caixa Tem. Através da aplicação, é possível também conferir os saldos que estarão disponíveis.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social através dos seus canais oficiais.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis