Auxílio-gás vai ser turbinado em outubro? Veja o que se sabe

Governo federal anunciou que vaia aumentar o tamanho do Auxílio-gás nacional. Mas quando esse aumento começa de fato?

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Projeções do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que pouco mais de 5 milhões de brasileiros poderão receber o saldo em suas contas já a partir da próxima semana.

Assim como aconteceu nos meses anteriores, o Auxílio-gás nacional deverá atender os usuários nos 10 últimos dias úteis do mês. Tomando como base essa informação, é possível afirmar que a liberação será retomada a partir do próximo dia 18 e deverá seguir até o dia 31 de outubro.

Mas o que muita gente quer mesmo saber é se os pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de outubro serão turbinados. A dúvida é pertinente, visto que recentemente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um projeto de lei que prevê um aumento no tamanho do programa social.

O projeto de aumento

O projeto em questão foi idealizado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Entre outros pontos, o texto indica que o Auxílio-gás nacional vai deixar de ser pago em dinheiro vivo e vai passar a ser pago em formato de vale, e poderia ser usado em redes previamente credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Destaques sobre *** por e-mail

Além disso, o texto assinado por Lula também indicava que o número de atendidos pelo Auxílio-gás nacional seria elevado dos atuais 5 milhões para cerca de 20,7 milhões de maneira escalonada até o final de 2026.

As novas regras estão valendo em outubro?

Essas regras, no entanto, ainda não estão valendo para esse mês de outubro. O projeto assinado pelo presidente Lula indicava que o Auxílio-gás nacional passaria por essas alterações apenas a partir do próximo ano, mais precisamente a partir do próximo mês de janeiro.

Mas mesmo aquele projeto assinado por Lula não deve mais sair do papel. Isso porque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) teria convencido o presidente a não colocar mais essa ideia em prática, sob o pretexto de que as mudanças poderiam afetar o orçamento do país.

O Auxílio-gás nacional vai passar por algumas alterações em 2025 mas é provável que as alterações aplicadas sejam mais conservadoras em relação ao texto que foi apontado pelo ministro de Minas e Energia e assinado anteriormente por Lula.

Auxílio-gás de outubro

Como dito, os pagamentos de outubro do Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados no próximo dia 18. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis