sexta-feira,
24 de outubro de 2025

Auxílio-gás vai ser turbinado em outubro? Veja o que se sabe

Governo federal anunciou que vaia aumentar o tamanho do Auxílio-gás nacional. Mas quando esse aumento começa de fato?

- Anúncio -

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Projeções do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que pouco mais de 5 milhões de brasileiros poderão receber o saldo em suas contas já a partir da próxima semana.

Assim como aconteceu nos meses anteriores, o Auxílio-gás nacional deverá atender os usuários nos 10 últimos dias úteis do mês. Tomando como base essa informação, é possível afirmar que a liberação será retomada a partir do próximo dia 18 e deverá seguir até o dia 31 de outubro.

Mas o que muita gente quer mesmo saber é se os pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de outubro serão turbinados. A dúvida é pertinente, visto que recentemente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um projeto de lei que prevê um aumento no tamanho do programa social.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O projeto de aumento

O projeto em questão foi idealizado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Entre outros pontos, o texto indica que o Auxílio-gás nacional vai deixar de ser pago em dinheiro vivo e vai passar a ser pago em formato de vale, e poderia ser usado em redes previamente credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Além disso, o texto assinado por Lula também indicava que o número de atendidos pelo Auxílio-gás nacional seria elevado dos atuais 5 milhões para cerca de 20,7 milhões de maneira escalonada até o final de 2026.

As novas regras estão valendo em outubro?

Essas regras, no entanto, ainda não estão valendo para esse mês de outubro. O projeto assinado pelo presidente Lula indicava que o Auxílio-gás nacional passaria por essas alterações apenas a partir do próximo ano, mais precisamente a partir do próximo mês de janeiro.

Mas mesmo aquele projeto assinado por Lula não deve mais sair do papel. Isso porque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) teria convencido o presidente a não colocar mais essa ideia em prática, sob o pretexto de que as mudanças poderiam afetar o orçamento do país.

O Auxílio-gás nacional vai passar por algumas alterações em 2025 mas é provável que as alterações aplicadas sejam mais conservadoras em relação ao texto que foi apontado pelo ministro de Minas e Energia e assinado anteriormente por Lula.

Auxílio-gás de outubro

Como dito, os pagamentos de outubro do Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados no próximo dia 18. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação com o Auxílio Gás?

Buscando
Aguardando
Recebendo

Qual sua principal dúvida hoje?

Regras
Datas
Valor