Auxílio-gás vai ter valor reajustado? Veja o que se sabe até aqui
Governo federal confirmou para abril a retomada de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Reajuste nos valores preocupa usuáriosO governo federal confirmou que vai retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional no próximo mês de abril. Assim, é possível afirmar que ainda falta um tempo até que o benefício volte a realizar depósitos.
Entretanto, o fato é que muitos usuários do programa social já estão preocupados com o que vai acontecer com os valores do benefício. Afinal de contas, ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o valor do Auxílio-gás costuma passar por sucessivos reajustes.
Reajustes no Auxílio-gás
De acordo com a lei que criou o Auxílio-gás, o que define o valor do benefício é o preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses. O órgão responsável por conceder esta definição é a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Por esta regra, é possível afirmar que o valor do Auxílio-gás nacional será maior apenas em um cenário em que o preço do botijão de gás subir. Por outro lado, se o preço do item for reduzido, o patamar do pagamento também será menor.
Em fevereiro, por exemplo, o valor do Auxílio-gás nacional foi de R$ 102 por família. Este foi um dos menores valores já pagos dentro do sistema deste programa social. Isso aconteceu justamente por causa da queda no preço do botijão.
Datas de pagamentos
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação ocorreu em fevereiro, a próxima deve ocorrer não em março, mas apenas em abril.
De todo modo, as demais regras seguem as mesmas. Para saber o dia exato do seu pagamento, é preciso tomar como base o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, vai receber primeiro.
Abaixo, você pode identificar o calendário oficial de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de abril:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
Uma mesma pessoa pode receber o Auxílio-gás nacional e Bolsa Família ao mesmo tempo, desde que ele cumpra as regras de entrada dos dois benefícios.