Auxílio-gás: veja como se inscrever para receber em dezembro

Próxima liberação do Auxílio-gás nacional está marcada para o mês de dezembro. Veja o que fazer para ter chances de receber o benefício

O Auxílio-gás é um dos programas mais populares do governo federal. O benefício social tem como objetivo ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos. Estima-se que mais de 5,5 milhões estejam recebendo o saldo.

O benefício social em questão foi criado ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi mantido no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, os usuários recebem o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão.

Em outubro, por exemplo, quando a última liberação foi feita, todos os mais de 5,5 milhões de usuários receberam o patamar de R$ 106. Este valor correspondia exatamente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.

Como se inscrever no Auxílio-gás nacional

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não existe um sistema de inscrição direta no Auxílio-gás nacional. O governo federal seleciona os nomes dos selecionados de forma automática, com base em informações existentes em bases de dados.

Destaques sobre *** por e-mail

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa:

  • ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660;
  • residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Se você cumpre todas as regras de entrada acima, está apto ao recebimento do Auxílio-gás. Caso contrário, é preciso começar a agir.

Caso você não tenha uma conta no Cadúnico, por exemplo, a dica é comparecer o quanto antes a uma sede mais próxima de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a inscrição.

De todo modo, é importante lembrar que mesmo as pessoas que cumprem todas as regras acima, ainda não estão oficialmente garantidas no Auxílio-gás nacional. É preciso aguardar até que o Ministério selecione o seu nome, o que pode acontecer em dezembro, ou não.

Os repasses de novembro

Diante de toda a popularidade do Auxílio-gás nacional, é natural que muitos usuários se perguntem sobre os repasses de novembro do programa social. Afinal de contas, o projeto vai voltar a ser pago neste mês ou não?

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não há nenhuma previsão de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de novembro.

O Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Como a última liberação foi feita em outubro, a próxima está marcada para ocorrer apenas em dezembro, de modo que no mês de novembro apenas o Bolsa Família será liberado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis