Auxílio-gás: veja o que se sabe sobre os pagamentos de abril
Depois de um hiato de um mês sem pagamentos, governo federal retoma neste mês de abril os pagamentos do Auxílio-gás nacionalO governo federal retoma neste mês de abril os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Depois de um hiato de um mês sem liberações, o benefício social já tem data para ser retomado. Por isso, usuários devem ficar atento aos detalhes.
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em fevereiro, a próxima deve ser realizada apenas em abril.
Quem vai receber o Auxílio-gás em abril
As regras de entrada do Auxílio-gás nacional não devem passar por grandes mudanças. Para ter direito ao benefício em abril é preciso:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Qual será o valor dos pagamentos?
O governo federal ainda não divulgou oficialmente os valores que serão pagos para o Auxílio-gás nacional para este mês de abril. Mas já é possível adiantar que o saldo será unitário, ou seja, todos os usuários receberão o mesmo patamar independente da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa.
Também é possível adiantar que o saldo vai corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Este é um patamar que será definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Provavelmente, o patamar deverá girar em torno dos R$ 100.
O calendário do Auxílio-gás
O governo federal já definiu o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos. Como de costume, o benefício será liberado nos 10 últimos dias úteis do mês.
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
As datas indicadas acima, aliás, também serão usadas para os pagamentos de abril do Bolsa Família do governo federal.