Auxílio-gás: veja quando pagamentos serão retomados
Pagamentos de agosto do Auxílio-gás nacional foram concluídos recentemente, e agora cresce a expectativa para as próximas liberações do benefícioPara boa parte da população, R$ 100 pode não ser muito dinheiro. Mas para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, esta quantia pode significar a diferença entre comer ou passar fome. Este é o valor médio de pagamentos de programas sociais como o Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que pouco mais de 5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio-gás nacional. A ideia é que os usuários usem este dinheiro na compra de um botijão de gás de 13 quilos.
Quando o programa volta
A última liberação do Auxílio-gás nacional foi realizada no mês de agosto. O último pagamento foi feito no dia 31. Agora, os usuários querem saber quando os pagamentos serão oficialmente retomados. O Ministério do Desenvolvimento Social já tem uma resposta para esta pergunta.
Segundo as informações oficiais, o benefício vai ser retomado apenas no próximo mês de outubro deste ano. Isso ocorre porque estamos falando de um programa de caráter bimestral, ou seja, os repasses são feitos sempre a cada dois meses. Como já houve um repasse em agosto, o próximo deve ocorrer em outubro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de repasses do Auxílio-gás nacional para o próximo mês:
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).
Posso solicitar Auxílio-gás em outubro?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não existe nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do Auxílio-gás nacional. De todo modo, o cidadão precisa atentar para algumas dicas para elevar as suas chances de seleção para o projeto.
Quem ainda não está dentro do Cadúnico do governo federal, por exemplo, precisa procurar a prefeitura da sua cidade. O Cadastro Único funciona como uma porta de entrada. Para além de estar nesta lista, também é necessário:
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660;
- residir com ao menos uma pessoa que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).