Auxílio-gás: veja quem recebe benefício HOJE (22/08)
Mais um grupo de usuários ganhou o direito de movimentar o Auxílio-gás nacional para este mês de agosto. Veja o que se sabeO governo federal segue nessa quinta-feira (22) com mais uma rodada de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Esse é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Mais de 5 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do benefício neste momento.
Mas nem todos esses 5 milhões de brasileiros podem receber o Auxílio-gás nacional de uma só vez. Assim como aconteceu nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Este é o número que identifica as pessoas que fazem parte do Cadúnico do governo federal.
Especificamente nessa quinta-feira (22) o saldo está sendo liberado para as pessoas que possuem o Nis final 4. Para esse grupo, o saldo está na conta desde as primeiras horas da manhã, e já pode ser movimentado.
O calendário completo do Auxílio-gás
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social.
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
O caso do Rio Grande do Sul
O fato, no entanto, é que nem todo mundo precisa seguir o calendário acima. De acordo com as informações oficiais, alguns grupos de usuários podem antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto.
O governo baixou um decreto recentemente indicando que todas as pessoas que residem em municípios do Rio Grande do Sul podem receber o Auxílio-gás nacional sempre no primeiro dia de pagamento, independente do final do NIS.
Isso acontece porque o Rio Grande do Sul acabou de passar pelo maior desastre ambiental de sua história. Fortes chuvas deixaram uma marca de destruição, com quase 200 mortos, e milhares de desabrigados e desalojados.
A mesma antecipação também é concedida para as pessoas que residem em cidades de outros estados, que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal.
Nesses casos, também não é preciso seguir o final do Número de Identificação Social (NIS). O saldo é liberado automaticamente no primeiro dia de liberação;