Auxílio-gás: veja quem vai receber benefício antecipado em maio
Governo federal anunciou que pagamentos do Auxílio-gás nacional serão antecipados para este mês de maio. Veja quem será contempladoDepois de intensos debates, o governo federal anunciou que vai antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país atende pouco mais de 5 milhões de pessoas de acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Mas a antecipação do Auxílio-gás nacional não será válida para todos os públicos. Segundo o governo federal, a ideia é antecipar o saldo apenas para os usuários que residem no estado do Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com a maior tragédia ambiental da sua história desde o início da última semana.
Dados mais atualizados da Defesa Civil indicam que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Sul já passa dos 100. Para além disso, o número de desabrigados já atinge a linha dos milhares. Mais de 330 cidades foram atingidas, e algumas delas ainda estão cobertas por água.
É o caso, por exemplo, de Porto Alegre. A capital gaúcha segue com várias ruas completamente inundadas. Várias pessoas seguem precisando de ajuda.
Antecipação do Auxílio-gás nacional
Foi neste contexto que o governo federal decidiu antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional para o público do Rio Grande do Sul. Em condições normais, estas pessoas só receberiam o saldo no próximo mês de junho.
Mas com a série de acontecimentos, ficou definido que estes usuários receberão o benefício já neste mês de maio. Não será preciso realizar nenhum tipo de inscrição ou solicitação. Isso porque a antecipação será realizada de maneira automática.
Bolsa Família
Já na semana passada, o governo federal confirmou que anteciparia o Bolsa Família. Esta antecipação, no entanto, também é valida apenas para os usuários que residem em cidades que se encontram em situação de calamidade pública ou de emergência.
Para além do Rio Grande do Sul, ao menos outras 30 cidades do Maranhão também estão passando por uma situação semelhante em decorrência das fortes chuvas, e também poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada.
Para quem não reside em uma cidade que se encontra em situação de calamidade ou de emergência, nada muda. Nestes casos, a liberação do saldo seguirá o calendário natural de pagamentos para este mês de maio:
- Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
- Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
- Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
- Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
- Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
- Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
- Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
- Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
- Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio.