Auxílio-gás: veja todas as datas de pagamentos do benefício em 2025

Governo federal já anunciou todos os calendários de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2025. Confira as suas definições
- Anúncio -

Um dos benefícios mais aguardados por parte da população brasileira, o Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. De acordo com as informações do governo federal, o saldo será liberado já a partir do próximo mês de fevereiro.

Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa pago de maneira bimestral. Na prática, isso significa que o saldo é liberado sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em dezembro, a próxima só deve acontecer em fevereiro.

De resto, nada muda. Em 2025, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão feitos nos 10 últimos dias úteis de cada mês. O cidadão deve sempre se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai receber o saldo exatamente.

Os calendários do Auxílio-gás nacional

Abaixo, você pode conferir todos os calendários divulgados pelo governo federal para os repasses do Auxílio-gás nacional no decorrer desse ano de 2025 

  • Fevereiro: de 17/02 a 28/02
  • Abril: de 15/04 a 30/04
  • Junho: de 16/06 a 30/06
  • Agosto: de 18/08 a 29/08
  • Outubro: de 20/10 a 31/10
  • Dezembro: de 10/12 a 23/12

É importante ter ciência dessas datas até mesmo para que você consiga se programar financeiramente da melhor maneira possível. Afinal de contas, você vai conseguir entender quantos dias você vai precisar passar com um mesmo botijão de gás.

Mudanças no Auxílio-gás nacional

Ainda no final do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou enviar um projeto ao Congresso Nacional estabelecendo uma série de mudanças no Auxílio-gás nacional.

Essas alterações previam, de uma maneira geral, que o programa ficaria maior. O número de atendidos, por exemplo, passaria de 5 milhões para cerca de 20 milhões de maneira escalonada até o final de 2026.

Esse projeto, no entanto, não chegou a ser votado no Congresso Nacional. Por isso, ele ainda não tem validade. Dessa forma, seguem valendo todas as regras que já são conhecidas pelos usuários do programa dos anos anteriores.

Em entrevista recente, por exemplo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) chegou a anunciar que faria mudanças nesse texto para enxugar os gastos públicos. Essas alterações, no entanto, ainda não foram anunciadas.

Quem pode receber

Ao menos até segunda ordem, as regras gerais de entrada no Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é preciso:

  • ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
  • residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • ter uma renda per capita de até meio salário mínimo
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis