Auxílio-gás volta a ser pago em agosto, mesmo com bloqueio

Governo Federal confirma existência de bloqueio no Auxílio-gás nacional, mas garante que pagamentos serão feitos em governo

O governo federal confirmou nesta semana que o bloqueio de R$ 1,,5 bilhão anunciado vai mesmo atingir o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Contudo, o Planalto afirma que o bloqueio não vai afetar os pagamentos do Auxílio-gás nacional.

O programa social em questão atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia é pagar um saldo em dinheiro para ajudá-las no processo de pagamento do botijão de gás de 13 quilos, que está registrando um aumento de preço nos últimos anos. O programa existe desde 2021.

O bloqueio de R$ 1,5 bilhão foi confirmado pelo governo na última semana, e deve atingir dez ministérios, entre eles a pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás nacional. De todo modo, o ministério garante que poderá remanejar o dinheiro de outras áreas para conseguir cumprir o pagamento.

A decisão do Ministério

O governo decidiu bloquear este dinheiro dos dez ministérios por entender que é necessário fechar as contas dentro das regras do teto de gastos. Embora a União tenha trocado esta norma, o fato é que o teto de gastos ainda tem validade para este ano de 2023.

Destaques sobre *** por e-mail

“Caso o desbloqueio do Orçamento Federal seja insuficiente, o MDS fará um remanejamento de recursos de outras ações discricionárias para garantir o pagamento do Auxílio Gás, cumprindo a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer os recursos federais chegarem a quem mais precisa”, diz a nota do MDS.

O Auxílio-gás nacional

Com os pagamentos do Auxílio-gás nacional confirmados para este mês de agosto, é possível afirmar que o saldo vai ser pago a partir do próximo dia 18. Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o dinheiro.

Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de agosto.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de agosto (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  21 de agosto  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 22 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de agosto (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de agosto  (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  28 de agosto (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  29 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de agosto (quinta-feira).

A expectativa é de que o programa Auxílio-gás nacional seja pago para pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do paísneste mês de agosto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis