Auxílio-gás volta a ser pago em breve. Veja o valor de fevereiro

Governo federal divulgou o valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional. Confira os patamares anunciados pelo Ministério
- Anúncio -

O governo federal anunciou nesta semana novos detalhes sobre os pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2024. Este é o benefício que atende mais de 5 milhões de pessoas com valores em dinheiro para ajudar no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, neste mês de fevereiro o benefício deverá ser de R$ 102 por família, afastando os rumores de que o valor do programa poderia ser reduzido.

Vale sempre lembrar que o Auxílio-gás nacional corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Este valor é sempre definido pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), que considera a média nacional dos preços dos últimos seis meses.

As datas dos pagamentos

Em fevereiro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados já a partir desta sexta-feira (15). Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

Nesta sexta, por exemplo, os repasses serão feitos para quem tem o NIS final 1. Abaixo, você pode conferir o detalhamento das datas de pagamentos para os demais grupos:

  • Usuários com NIS terminando em 1: 16 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 2: 19 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 3: 20 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 4: 21 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 5: 22 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 6: 23 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 7: 26 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 8: 27 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 9: 28 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 0: 29 de fevereiro.

Quem recebe o Auxílio-gás nacional

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Para receber o Auxílio-gás nacional também é necessário que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mas mesmo as pessoas que seguem todas as regras acima ainda precisam esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome. O processo de seleção de novos usuários depende diretamente do espaço orçamentário para o programa.

Para saber se você está entre os selecionados para o mês de fevereiro, basta consultar as informações da sua conta no aplicativo oficial do Caixa Tem. As informações já estão dispostas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis