Auxílio-gás volta em fevereiro. Veja como receber o saldo
Governo Federal já confirmou que vai retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional neste mês de fevereiro. Veja como receber o benefícioDentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Trata-se do benefício social que faz pagamentos em dinheiro para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
A ideia é que os usuários utilizem esta quantia para o processo de compra do botijão de gás de 13 quilos. Este é um item que atualmente compromete uma parcela importante da renda dos brasileiros, sobretudo dos mais pobres.
Quem poderá receber em fevereiro?
No mês de fevereiro, o Auxílio-gás nacional deverá ser pago para pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Para ter direito ao saldo, é necessário:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas da justiça têm prioridade no processo de seleção. Tal prioridade também é oferecida aos usuários do programa social.
Como receber o Auxílio-gás em fevereiro
Tomando como base as informações acima, é possível afirmar que o cidadão que deseja entrar no Auxílio-gás nacional precisa primeiramente se inscrever no sistema do Cadúnico. Essa inscrição pode ser feita presencialmente em local indicado pela prefeitura da sua cidade.
Caso você já tenha uma conta no Cadúnico, a dica é verificar se ela está atualizada. A atualização no sistema precisa ser realizada sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família, como uma morte, ou um nascimento, por exemplo.
Se você já está no Cadúnico, e ele já está atualizado, resta esperar. A próxima divulgação dos nomes selecionados ao Auxílio-gás nacional deve acontecer dentro de mais alguns dias, e a consulta poderá ser feita através do app do Bolsa Família.
O valor
Para este ano de 2024, o governo pretende manter a métrica de pagar 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Assim, se em fevereiro o preço for de R$ 100, o governo federal terá que repassar R$ 100 para as pessoas que fazem parte do programa social.
Esta indicação, no entanto, ainda precisa ser aprovada por meio de um projeto de lei. O governo federal confirmou que vai enviar este projeto dentro do próximos dias, e a expectativa é de que o programa seja aprovado.