Auxílio-gás volta em outubro. Veja o que sabe sobre os repasses
Governo federal já divulgou detalhes sobre os próximos pagamentos do Auxílio-gás. Veja datas, regras de seleção e valores previstos para os repassesConferiu a sua conta e percebeu que não há nenhum repasse do Auxílio-gás nacional neste mês de setembro? Não se preocupe, porque você não está sozinho. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, não há repasses programados para este programa neste mês.
De todo modo, o Ministério já confirmou uma data de retorno. Segundo a pasta, o plano é retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional já a partir do próximo dia 18 de outubro. Como este é um programa de caráter bimestral, as liberações são feitas a cada dois meses.
O calendário
Como dito, os repasses do Auxílio-gás nacional serão retomados no próximo dia 18 de outubro. Assim como nos meses anteriores, as liberações devem ocorrer de forma dividida. Para saber o dia exato do seu recebimento é necessário de basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de outubro.
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).
Quem vai poder receber
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional neste mês de outubro, é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, do governo federal. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja R$ 660.
Quais serão os valores
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome ainda não deu detalhes sobre o valor exato que vai ser pago no Auxílio-gás nacional em outubro.
O que dá para adiantar é que o patamar será equivalente ao preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Quem define este saldo é a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Auxílio-gás vai ser bloqueado?
Nos últimos dias, milhares de pessoas começaram a se preocupar porque o Ministério do Planejamento confirmou a intenção de bloquear despesas não obrigatórias, e o Auxílio-gás nacional poderia estar entre os programas atingidos por mais este contingenciamento.
De todo modo, o fato é que o Ministério do Desenvolvimento Social vem garantindo que o corte não vai afetar os pagamentos do programa, ou seja, as liberações de outubro e de dezembro deste ano estão confirmadas.