Auxílio-gás VOLTOU! Veja o que se sabe sobre os repasses de junho
Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Veja quem poderá receber benefício em junhoA espera está chegando ao fim. Dentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país atende pouco mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com as informações oficiais.
O Auxílio-gás nacional faz pagamentos de forma bimestral, ou seja, sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi realizada em abril, a próxima deve ocorrer em junho. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os repasses voltam a partir do dia 17.
Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro. Quem tem NIS final 0, por outro lado, precisa esperar um pouco mais.
O calendário do Auxílio-gás
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de junho, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).
Vale lembrar que cada usuário tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional. Caso nenhuma movimentação seja feita dentro deste prazo, o governo federal pode retomar o dinheiro para si.
Movimentando o Auxílio
Fato é que não é preciso sair de casa para movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional. Esta movimentação pode ser feita de maneira remota através do app do Caixa Tem.
Pelo Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer um pix, e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
O valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de junho deve ser divulgado dentro de mais algumas dias. De antemão, é possível afirmar que o patamar deve corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos, ou seja, algo em torno dos R$ 100, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP).