Bolsa Família e Auxílio-gás: é possível elevar valores?
Pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio-gás deverão ser retomados dentro de menos de uma semana. Veja o que se sabeDentro de menos de uma semana, o governo federal deverá retomar os pagamentos de dois dos seus benefícios mais populares: o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional. Juntos, estes dois benefícios devem ser liberados para pouco mais de 21 milhões de pessoas.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio-gás nacional devem obedecer a um mesmo calendário. Nos dois casos, é necessário se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo.
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
Os valores
Para este mês de abril, as regras de definição dos valores dos programas sociais devem seguir as mesmas. Mas afinal de contas, existe alguma maneira de fazer com que o valor do seu Bolsa Família e do seu Auxílio-gás nacional neste mês de abril sejam elevados?
A resposta para esta pergunta varia de acordo com o benefício de interesse. Ao menos é o que apontam as regras de cada um dos projetos.
É possível elevar valor do Bolsa Família?
Oficialmente, não há como elevar os valores dos pagamentos do Bolsa Família. Isso porque o governo federal vai definir o valor do seu pagamento de acordo com as características naturais da sua família. São informações, portanto, que você não vai poder alterar.
De todo modo, uma dica importante é não deixar de atualizar as suas informações no Cadúnico. Imagine, por exemplo, que uma criança nasceu na sua família. É importante atualizar este dado. Isso porque existem adicionais que serão pagos para elevar o seu Bolsa Família
É possível elevar valor do Auxílio-gás nacional
No caso específico do Auxílio-gás nacional, a situação é diferente. O governo federal afirma que os repasses são unitários. Assim, se a definição for por um valor de R$ 100, por exemplo, isso significa que todos os mais de 5 milhões de beneficiários deverão receber os R$ 100.
Não há, portanto, nada que possa ser feito pelo usuário para que ele tenha o direito de receber um valor maior. Mesmo que você faça parte de uma família notadamente numerosa, o fato é que o governo federal vai seguir realizando liberações únicas.