Como acumular Auxílio-gás e Bolsa Família no mês de agosto
Parte dos cidadãos brasileiros pode acumular os ganhos com o Bolsa Família e com o Auxílio-gás nacional ao mesmo tempo. Veja comoDentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos de dois dos seus principais programas de transferência de renda. Estamos falando do Bolsa Família e do Auxílio-gás nacional. Juntos, os dois benefícios sociais atendem pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país.
Neste sentido, uma dúvida pode surgir: afinal de contas, uma mesma pessoa pode receber o Auxílio-gás nacional e o Bolsa Família ao mesmo tempo? De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é sim.
Não há nada que impeça que um mesmo cidadão receba o Auxílio-gás nacional e o Bolsa Família ao mesmo tempo. Para tanto, é necessário que o indivíduo obedeça as regras de entrada dos dois projetos sociais. Quais são essas regras? Veja abaixo:
Quem entra no Bolsa Família
De acordo com informações do governo federal, para ter direito ao Bolsa Família é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para entrar nesta lista, o cidadão deve contatar a prefeitura da sua cidade. É através das gestões municipais que estas seleções são feitas.
Para além da participação no Cadúnico, também é importante que o indivíduo tenha uma renda per capita de até R$ 218 por mês. Quem recebe mais do que este valor, não pode entrar no Bolsa Família
Quem entra no Auxílio-gás nacional
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional também é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Para além disso, é importante que o indivíduo tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660.
No caso do Auxílio-gás nacional, o cidadão também precisa residir com ao menos uma pessoa que faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas têm preferência neste processo de seleção. Usuários que fazem parte do Bolsa Família também têm essa preferência.
Os pagamentos
Vale lembrar que o Auxílio-gás nacional e o Bolsa Família partem de um mesmo calendário oficial. Os repasses começam no próximo dia 18 de agosto e tomam como base o final do Número de Identificação Social (NIS).
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).