Como saber se vou receber Auxílio-gás e Bolsa Família nesta sexta, 17

Governo federal retoma nesta sexta-feira (17) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional e do Bolsa Família

A espera está chegando ao fim. O governo federal retoma nesta sexta-feira (17) os pagamentos de dois dos seus mais populares programas de transferência de renda: o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional. Juntos, estes dois benefícios atendem mais de 20 milhões de pessoas.

Mas afinal de contas, como é possível saber se você está entre os selecionados para receber estes benefícios neste mês de maio? Esta é uma pergunta importante, sobretudo quando se considera que o governo federal renova a sua folha de pagamentos todos os meses.

Consultando a liberação

Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso sair de casa para saber se você poderá receber benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional. Esta verificação pode ser feita de forma remota através do app oficial do próprio Bolsa Família.

Esta aplicação é gratuita, e já está disponível para download em celulares Android e iOS. Ao baixar o app, basta entrar em sua conta (ou criar uma do zero), a partir dos seus dados pessoais. Antes de inserir estas informações, certifique-se de que você baixou o aplicativo oficial, e não uma cópia.

Destaques sobre *** por e-mail

Ao entrar em sua conta, será possível saber não apenas se você está entre os usuários selecionados, como também poderá consultar os valores que estão disponíveis em seu nome. A consulta é totalmente gratuita.

O Bolsa Família

No caso do Bolsa Família, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe já nesta sexta-feira (17). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
  • Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
  • Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
  • Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
  • Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
  • Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
  • Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
  • Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
  • Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
  • Usuários com NIS final 0: 31 de maio.

O caso do Auxílio-gás

O caso do Auxílio-gás nacional deve ser entendido com calma. Oficialmente, o governo federal só vai liberar o benefício neste mês de maio para as pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou e calamidade pública no Rio Grande do Sul.

O estado vem passando pelo maior desastre ambiental da sua história. Os dados mais recentes da Defesa Civil indicam que mais de 150 pessoas morreram, e milhares ainda estão desabrigadas ou desalojadas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis