Espírito Santo poderá pagar um auxílio gás estadual em 2023

Em entrevista, governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que poderá criar um novo auxílio-gás a partir do próximo ano. Veja detalhes

A partir de 2023, o estado do Espírito Santo poderá contar com um auxílio gás para chamar de seu. Ao menos foi o que disse o governador do estado, Renato Casagrande (PSB) em entrevista para uma rádio local nesta terça-feira (27). Contudo, ele revelou que a medida ainda está no campo das ideias.

Durante a campanha para a reeleição este ano, Casagrande chegou a dizer que poderia reduzir o preço do botijão de gás a partir do próximo ano.

Entretanto, essa possibilidade perdeu força porque o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu unificar a alíquota de ICMS sobre o gás de cozinha, o que pode impedir que o governante cumpra a promessa.

“Se não for na redução da alíquota, (a ajuda) será em um auxílio, no aumento do bolsa capixaba, uma bolsa gás. Vamos estudar para ver qual mecanismo vamos ter com essa dificuldade de reduzir a alíquota”, apontou o governador na entrevista para a rádio local.

Casagrande evitou falar sobre valores e sobre a quantidade de usuários aptos ao recebimento do benefício. Durante a entrevista, ele deixou claro que a decisão de criar ou não este novo auxílio gás estadual ainda está passando por uma série de estudos e de análises por parte dos membros do governo. 

Destaques sobre *** por e-mail

Auxílio gás

Do ponto de vista nacional, já existe um auxílio gás sendo pago. O programa, aliás, acabou de completar um ano de existência neste mês de dezembro. O benefício atende pouco mais de 5,9 milhões de pessoas, que recebem o valor completo do preço médio nacional do botijão de gás.

No caso do programa de caráter nacional, as liberações são destinadas aos usuários que possuem conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e que possuam uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606 considerando os números atuais.

Mulheres que passaram por algum tipo de violência doméstica, bem como os cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o montante.

Benefício

A ideia de criar auxílios para a compra do gás começou a se popularizar entre as mais diferentes esferas do governo ainda no ano passado.

Por todo o país, cidadãos cobraram os pagamentos deste benefício, em um contexto de aumento constante do preço do botijão de gás. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), em algumas regiões, o item chegou a custar mais de R$ 150.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis