Governo garante pagamento do Auxílio-gás nacional em agosto
Mesmo após polêmica envolvendo o bloqueio de contas, governo garante que os pagamentos do Auxílio-gás nacional estão garantidos para agostoNa última semana, o governo federal confirmou o bloqueio de verbas para uma série de ministérios do Palácio do Planalto. Desde então, boa parte dos usuários de programas sociais passaram a temer a situação dos seus benefícios. Afinal, o Auxílio-gás nacional está em risco neste mês de agosto?
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é não. A pasta garante que mesmo depois dos cortes realizados pelo governo federal, o fato é que não há riscos para os repasses do Auxílio-gás nacional neste mês de agosto.
Mesmo que, em tese, o bloqueio atinja os pagamentos deste programa, o Ministério alega que haverá um espécie de remanejamento dos valores dos repasses de dezembro para que os usuários não sejam prejudicados. Assim, estão garantidas as liberações do saldo para os meses de agosto, outubro e dezembro.
Ainda de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o bloqueio promovido pelo governo federal não é definitivo. Eles acreditam, portanto, que nos próximos bimestres, os saldos poderão ser liberados, a depender da situação orçamentária do país.
O bloqueio
Recentemente, o governo federal conseguiu aprovar o novo arcabouço fiscal, texto que substitui o antigo teto de gastos. Este documento, no entanto, só deve começar a valer de fato a partir do próximo ano. Para 2023 segue valendo o teto de gastos.
O governo teve que realizar o corte de R$ 1,5 bilhão do orçamento, justamente para que os gastos públicos não ultrapassem os limites orçamentários exigidos.
O corte, que realmente tem caráter temporário, atinge não apenas o Ministério responsável pelo Auxílio-gás nacional, mas também outras pastas como a Saúde e a Educação.
Auxílio-gás em agosto
Para este mês de agosto, os pagamentos do Auxílio-gás nacional devem ser retomados a partir do dia 18. Para saber o dia exato do seu recebimento, é necessário se basear pelo final do Número de Identificação Social (NIS).
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
O calendário acima também pode ser usado para os pagamentos do Bolsa Família para mais de 20 milhões de pessoas.