Quando será o próximo pagamento do auxílio gás do Governo?

Pagamentos de dezembro do Auxílio gás seguem acontecendo neste mês de dezembro, mas novo governo já sabe quando o programa social será retomado
- Anúncio -

O Governo Federal ainda nem concluiu os pagamentos de dezembro do auxílio gás, mas algumas pessoas já querem saber quando é que os repasses serão retomados. O fato é que mesmo com a iminente troca de governo daqui a alguns dias, já é possível saber quando o benefício voltará a ser pago.

Segundo as informações oficiais, o auxílio gás vai voltar a fazer pagamentos no próximo mês de fevereiro. Ao menos até aqui não há nenhuma indicação de liberação de saldos em janeiro. Mas este não pagamento não tem relação direta com a troca de governo. Acontece que este benefício tem caráter bimestral.

Isto significa que os repasses são sempre feitos de dois em dois meses. Como há uma liberação acontecendo agora em dezembro, a próxima deve acontecer apenas em fevereiro de 2023. Por esta mesma lógica, é possível afirmar que o auxílio vai seguir fazendo pagamentos no próximo ano sempre nos meses pares.

A continuidade do auxílio gás já está oficialmente confirmada porque a lei que cria o programa social indica que o projeto tem duração de cinco anos, sendo que 2022 foi apenas o primeiro deles. Em 2023, 2024, 2025 e 2026 os repasses seguem sendo feitos normalmente. Há possibilidade de renovação.

O auxílio gás nasceu de um projeto de parlamentares, que foi sancionado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (PL). Hoje, o projeto atende pouco mais de 5,9 milhões de pessoas de todas as regiões do país.

Em dezembro, o valor fixo de pagamento para todas estas pessoas é de R$ 112, segundo as informações mais recentes do Ministério da Cidadania.

Como receber o Auxílio Gás em 2023

Embora se saiba que os pagamentos do Auxílio Gás vão continuar, ainda não é possível cravar quais serão as possíveis mudanças no sistema de liberações que devem acontecer a partir da mudança de governo em janeiro.

Nos últimos dias, a equipe de transição na área do Desenvolvimento Social vem sinalizando que caso o governo eleito consiga aprovar a PEC de Transição e o plano de Orçamento de 2023 no Congresso Nacional, os valores atuais do Auxílio Gás seriam naturalmente mantidos.

Por outro lado, caso a equipe de Lula não consiga realizar estas aprovações, a avaliação é de que os valores do Auxílio Gás teriam que ser reduzidos para algo em torno de R$ 50 a cada dois meses.

Hoje, não existe inscrição direta para fazer parte do Auxílio Gás. O cidadão interessado em uma vaga deve primeiramente entrar no sistema do Cadúnico e manter o seu cadastro sempre ativo e atualizado. Assim, ele passa a ter mais chances de ser selecionado pelo Ministério da Cidadania.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis