Acompanhamento de saúde do Bolsa Família foi estendido até 17 de janeiro
O monitoramento das condições é necessário para manter o benefício e assegura o acesso a serviços essenciaisO prazo para o acompanhamento de saúde do programa Bolsa Família foi estendido até 17 de janeiro. No Distrito Federal, cerca de 90 mil pessoas que recebem o benefício ainda não realizaram o acompanhamento, informou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
O monitoramento das condições é necessário para manter o benefício e assegura o acesso a serviços essenciais para gestantes, mulheres de 14 a 44 anos e crianças com menos de 7 anos.
A falta de comparecimento pode resultar no bloqueio, na suspensão ou até na perda do benefício.
Como solicitar o acompanhamento
Quem deseja obter o benefício deve ir a uma das 176 Unidades Básicas de Saúde do DF (UBS) mais próximas de sua casa e levar os seguintes documentos:
- Documento de identidade com foto;
- Cartão do Bolsa Família;
- As gestantes também devem apresentar a caderneta de pré-natal;
- As crianças menores de 7 anos precisam mostrar o cartão de vacinação.
Regras para continuar recebendo o Bolsa Família
A família que recebe o benefício deve cumprir os seguintes requisitos para continuar recebendo o Bolsa Família, conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência familiar e Combate à Fome:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Para as crianças de 4 a 5 anos, frequência escolar;
- Um mínimo de 60% e 75% para os beneficiários de 6 anos a 18 anos incompletos que ainda não finalizaram a educação básica.
Bolsa Família
O Bolsa Família é o maior programa de ajuda financeira do Brasil. O Governo Federal relançou o programa com mais proteção para as famílias, apresentando um modelo de benefício que leva em conta o tamanho e as características de cada família.
Além de garantir renda para as famílias em situação de pobreza, o Programa Bolsa Família procura integrar políticas públicas, melhorando o acesso das famílias a direitos essenciais como saúde, educação e assistência social. O Bolsa Família também busca promover a dignidade e a cidadania das famílias por meio de ações complementares.