Bolsa Família: 7 milhões perderão benefício? Veja o que se sabe
Postagens na internet apontam que governo federal teria decidido cortar 7 milhões de usuários do Bolsa Família. Veja o que é verdadeO Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome anunciou recentemente que vai seguir com o processo de pente-fino do programa Bolsa Família. De acordo com a pasta, as revisões dos cadastros deverão seguir pelo ano de 2024.
O governo federal, aliás, já tem uma estimativa da quantidade de pessoas que terão que passar pelo processo. Serão 7 milhões de cidadãos que hoje estão dentro do sistema do Cadúnico, e que terão as suas contas analisadas no decorrer dos próximos meses.
Isso não quer dizer, no entanto, que o governo decidiu cortar 7 milhões de usuários do Bolsa Família. Primeiro porque este número envolve também pessoas que sequer fazem parte do programa, e segundo porque a revisão pode identificar que parte destes usuários não estão mentindo.
Quem será reavaliado
A ideia do Ministério é realizar a revisão nos cadastros de 7 milhões de pessoas que fazem parte do Cadúnico, e que possuem algum indício de irregularidade do ano passado.
Podemos citar como suspeitas, por exemplo:
- desatualização de dados;
- inconsistências na renda declarada;
- inconsistências na composição familiar;
- divergências em informações de renda declaradas no Cadastro Único.
Objetivo da revisão do Bolsa Família
O processo de revisão nas contas do Bolsa Família não é novo, e foi iniciado ainda no segundo semestre de 2022, quando o governo federal ainda era comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Mas foi apenas a partir de 2023 que o pente-fino começou a surtir impacto na vida das pessoas. Milhares de brasileiros perderam o direito de receber o Bolsa Família. O governo alega que estes cidadãos tiveram a chance de provar que estavam corretos, mas não teriam o feito.
A ideia do governo federal é combater as supostas irregularidades que teriam sido elevadas durante o último ano eleitoral.
Regras do Bolsa Família
É importante lembrar que para ter direito ao Bolsa Família, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e também uma renda per capita de até R$ 218. Estamos falando, portanto, de pessoas mais pobres.
Se você já faz parte do Bolsa Família, a principal dica é manter o Cadastro Único atualizado, sempre com informações verdadeiras, para evitar a divergência de dados.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de fevereiro:
- Usuários com NIS terminando em 1: 16 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 2: 19 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 3: 20 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 4: 21 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 5: 22 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 6: 23 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 7: 26 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 8: 27 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 9: 28 de fevereiro;
- Usuários com NIS terminando em 0: 29 de fevereiro.