Bolsa Família: Caixa faz novo pagamento. Veja quem pode receber
Nesta quinta-feira (20), Caixa Econômica Federal realiza um novo pagamento do Bolsa Família. Veja quem poderá receber o saldo em suas contasUsuários do Bolsa Família do Governo Federal recebem nesta quinta-feira (20) mais uma rodada do programa social. Hoje é a vez dos cidadãos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Em julho, os pagamentos do Bolsa Família foram iniciados na última terça-feira (18). Desde então, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome já liberou os pagamentos para três grupos.
Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo.
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de julho (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de julho (segunda-feira).
A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social é de que pouco mais de 20 milhões de pessoas recebam o saldo do Bolsa Família em suas contas até o próximo dia 31 de julho. Cada usuário tem um prazo de 120 dias, a contar da data exata da liberação, para movimentar o seu saldo.
Valor reduzido
Para este mês de julho, segue valendo a regra de que todos os usuários devem receber um patamar mínimo de R$ 600 por família. Contudo, segundo relatos de alguns usuários, parte das contas estão recebendo menos do que este valor na prática.
A redução ocorre porque desde junho, o Governo Federal começou a comparar os dados do Cadúnico com as informações contidas no CNIS. Assim, o poder executivo pode ter uma noção maior da verdadeira renda per capita destas famílias.
Desde então, o Governo teria descoberto que mais de 2 milhões de usuários tinham renda muito maiores do que as que foram apresentadas no Cadúnico. Todos eles tiveram uma redução do valor do recebimento. Não se trata exatamente de uma punição, mas o fato é que eles passam a receber apenas 50% do era pago originalmente.
O Auxílio-gás
Para este mês de julho, não há previsão de pagamento do Auxílio-gás nacional. Como se trata de um programa de caráter bimestral, os próximos repasses devem acontecer de forma alternada, com liberações específicas nos meses de agosto, outubro e dezembro.