Bolsa Família: como se livrar da suspensão por CPF irregular

Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome já confirmou que mais de 100 mil famílias poderão sair do Bolsa Família em janeiro

Dentro de mais alguns dias, o governo federal vai retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, novas liberações serão feitas a partir do próximo dia 18.

Mas ao contrário do que aconteceu nos últimos meses, desta vez há um clima de apreensão no ar. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social já confirmou que poderá suspender as contas de parte dos usuários do programa, sobretudo daqueles que estão com o CPF em situação de irregularidade.

Cancelamento do Bolsa Família

Entre outros pontos, o Ministério confirmou que o processo de cancelamento do Bolsa Família será feito de maneira gradual. Primeiro, os usuários que estão com o CPF irregular receberão uma mensagem informando que eles precisam regularizar o documento.

Caso a regularização não seja realizada, o governo federal poderá suspender os pagamentos já a partir deste mês de janeiro. O cidadão que teve o saldo suspenso terá um prazo de seis meses para regularizar o CPF e voltar ao programa.

Destaques sobre *** por e-mail

Se mesmo depois do prazo de seis meses, ele não regularizar o CPF, o Bolsa Família será definitivamente cancelado.

Mais de 100 mil bloqueios

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo, a projeção do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é de que algo em torno de 100 mil pessoas percam o direito de receber o Bolsa Família neste mês de janeiro.

Este é o número estimado de usuários que estariam com o CPF em situação de irregularidade. Assim, a dica é consultar a situação do seu documento e de todas as pessoas que residem na mesma casa, para tomar alguma providência em caso de necessidade.

Bolsa Família de janeiro já tem datas

Como dito, as liberações dos saldos serão retomadas a partir do próximo dia 18. Assim como nos meses anteriores, o usuário precisa se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber de fato.

Abaixo, você pode conferir o detalhamento das datas de pagamentos do Bolsa Família para este mês de janeiro:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (quarta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis