Bolsa Família: confira o calendário de pagamentos de agosto

Dentro de uma semana, o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Veja quem poderá receber o saldo

Falta exatamente uma semana para a retomada dos pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender a partir do próximo dia 19 de agosto cidadãos de todas as regiões do Brasil.

Assim como aconteceu nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS), para saber quando poderá receber o saldo em suas contas. Quem tem NIS final 1, por exemplo, poderá receber o saldo primeiro.

Abaixo, você pode conferir calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de agosto, de acordo com o calendário oficial divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).

Vale frisar que esse mesmo calendário acima também é usado para a definição dos pagamentos do Auxílio-gás nacional. Em agosto, ainda de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, pouco mais de 5 milhões de brasileiros poderão receber esse benefício.

Destaques sobre *** por e-mail

Quem recebe Bolsa Família em agosto

As regras de entrada do Bolsa Família para esse mês de agosto seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso também é preciso ter uma renda per capita de até 218.

O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Se você  ainda não está nessa lista, a dica é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para realizar a inscrição.

Se você já está no Cadúnico, lembre-se de que é preciso atualizar o sistema sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família, como uma morte, ou um nascimento, por exemplo.

Para saber se a sua renda per capita está dentro do limite exigido pelo Bolsa Família, basta pegar todos os ganhos de todos os integrantes da sua família, e dividir pela quantidade de integrantes que residem na sua casa. O resultado dessa pequena equação, é a sua renda per capita.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis