Bolsa Família e trabalho: Lula responde aos críticos de um jeito inesperado
Lula voltou a responder críticos do Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do país. Veja o que ele disse desta vezNesta quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender programas sociais como o Bolsa Família. A nova declaração aconteceu durante a inauguração de unidades habitacionais em Macapá.
Além disso, o presidente aproveitou a oportunidade para criticar o alto preço do botijão de gás de cozinha, e anunciou que vai enviar um projeto ao congresso nacional para garantir gás gratuito a milhões de brasileiros.
Bolsa Família e o mercado de trabalho
Entre outros pontos, o presidente condenou a visão propagada de que programas sociais como o Bolsa Família teriam o poder de desestimular o trabalho. Na visão dele, existe um equívoco nessa ideia.
“Tem empresário que fala pra mim, ô presidente Lula, eu estou com mil vagas, mas o pessoal não quer trabalhar por causa do Bolsa Família. Não, eles não querem trabalhar porque o salário que você paga é pouco”, disse Lula.
“Paga um pouco mais, pra ver se ele não vai trabalhar. Em vez de 1.900 reais, paga 2.500, pra ver se ele não vai trabalhar”, afirmou o presidente.
No mesmo discurso, Lula argumentou que o verdadeiro desejo da população brasileira é ter uma vida digna, com moradia, alimentação de qualidade e oportunidade para os seus filhos.
Atualmente, o Bolsa Família atende pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Estamos falando de cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que recebem uma renda per capita de até R$ 218 por mês.
Além do Bolsa Família
Como dito, outro ponto de destaque no discurso do presidente foi o anúncio de um novo projeto que deve oferecer gás de cozinha gratuita a 22 milhões de brasileiros.
“O gás sai da Petrobras a 36 reais e esse mesmo gás sai da distribuidora a 130 reais”, denunciou o presidente. Ele garantiu que o projeto já está em fase final e será enviado ao Congresso em breve.
Crescimento econômico
No mesmo evento, Lula também aproveitou para ressaltar os investimentos do seu governo na construção de moradias populares.
“Nós somos o governo que mais fez casa popular na história desse país e vamos continuar fazendo”, afirmou.
Ele também defendeu que a população mais pobre tenha o direito de participar da economia, e que precisa receber as benesses do crescimento econômico.
“O PIB cresceu 2%. O povo nem sabe o que é PIB. O PIB é o crescimento de toda a riqueza produzida pelo país. Mas se o PIB cresceu, quem é que fez o PIB crescer?”, disse o presidente.
“Não foi o patrão, foi o povo que trabalha. Se o povo que trabalha fez o PIB crescer, o mais correto é a gente dividir o crescimento do PIB com vocês”, declarou o presidente no evento