Bolsa Família gera tensão no governo: Lula cobra explicações de Wellington Dias
Segundo informações de bastidores, presidente Lula teria ficado irritado com uma declaração de Wellington Dias sobre o Bolsa Família. Entenda polêmicaO clima dentro do governo federal não está dos melhores. Ao menos é o que apontam as informações de bastidores colhidas por veículos de imprensa. O presidente Lula teria ficado irritado com uma declaração do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, sobre o Bolsa Família.
Em uma entrevista recente concedida a uma agência internacional, Dias disse que um possível reajuste no valor do Bolsa Família estava sendo discutido dentro do seu ministério. Essa informação acabou caindo como uma bomba entre os investidores, e o dólar começou a subir.
A entrevista controversa sobre o Bolsa Família
A entrevista em questão foi concedida ao portal alemão DW. Na ocasião, Dias foi questionado sobre o impacto da inflação dos alimentos nos beneficiários do Bolsa Família. Nesse momento, ele mencionou que uma decisão sobre o aumento do valor do benefício poderia ser tomada até março.
Ainda de acordo com informações de bastidores, Lula teria ficado irritado com a repercussão dessa declaração, e ligou para Wellington Dias para cobrar explicações.
Nessa mesma ligação, Dias teria dito ao presidente que a sua única intenção era afirmar que o governo estaria estudando um aumento, e que aquilo não seria um anúncio de reajuste.
Reação do governo
O fato é que o Ministério da Fazenda e o ministério da Casa Civil foram pegos de surpresa com a declaração do ministro. Principalmente porque todos os ministros tinham acordado de não realizar anúncios como esse publicamente antes de uma discussão interna.
A prova que o clima não está bom entre as pastas é que o Ministério da Casa Civil chegou a divulgar uma nota oficial desmentindo qualquer estudo sobre reajuste no Bolsa Família.
A nova declaração
Depois de toda polêmica, e da ligação do presidente Lula, Wellington Dias divulgou uma nota conjunta com a Secretaria de Comunicação Social. No documento, ele afirmou que não existem estudos em andamento sobre o reajuste do Bolsa Família.
Para tentar acalmar os ânimos, ele também enviou ao gabinete do Presidente da República a íntegra da entrevista. Na visão dele, essa íntegra ajuda a contextualizar a sua declaração.
Impactos para além do Bolsa Família
Vale lembrar que todo esse episódio acontece justamente em um momento em que o ministro já está em um sistema de desgaste, e pressionado por outras polêmicas na pasta.
É importante destacar que o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, conta com um orçamento de R$ 291 bilhões, um dos maiores de toda Esplanada dos Ministérios.
Por isso, o que se sabe é que vários partidos do Centrão estão de olho nessa pasta, principalmente porque para além do orçamento, há uma avaliação de que o ministério em questão pode ajudar a trazer votos em vários redutos ao redor do país.