Bolsa Família: Lula estará em evento que marca 20 anos do benefício

Evento que marca os 20 anos do Bolsa Família deverá ocorrer nesta sexta-feira (20), por volta das 11h. Lula vai participar de forma remota

Neste mês de outubro, o Bolsa Família do governo federal está completando 20 anos de idade. O programa social de transferência de renda faz pagamentos a usuários em situação de vulnerabilidade social desde 2003, o primeiro ano do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Evento de comemoração

O governo federal não deverá deixar a data passar em branco. Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome confirmou que vai realizar um evento nesta sexta-feira (20). A solenidade vai contar com a presença de ministros, e também do presidente Lula.

O chefe de estado, no entanto, não deve participar do evento presencialmente. De acordo com os boletins médicos mais recentes, Lula ainda está se recuperando de uma cirurgia realizada no quadril recentemente. Assim, ele vai participar da solenidade de maneira remota, mas ao vivo, a partir das 11h.

Retorno de Lula

Destaques sobre *** por e-mail

Vale lembrar que esta será a primeira aparição pública de Lula desde que ele realizou a já citada cirurgia. Também existia a expectativa de que ele pudesse participar de uma live promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Contudo, o fato é que a assessoria da presidência já confirmou que ele não deverá participar deste evento, e vai focar as suas atenções na solenidade que celebrará os 20 anos do programa Bolsa Família.

20 anos do Bolsa Família

É fato que o Bolsa Família está completando 20 anos de existência neste mês de outubro, mas também é fato que o programa passou por uma interrupção neste meio tempo.

Ainda no ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu alterar a sistemática do projeto e mudou até mesmo o nome do programa, que passou a se chamar Auxílio Brasil por mais de um ano.

Seja como for, as regras gerais do Bolsa Família estavam todas ali. O governo federal manteve os repasses mensais para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Bolsa Família hoje

Hoje, o Bolsa Família atende pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país, segundo os dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Nesta sexta-feira (20), os repasses seguem sendo feitos. Você pode conferir o detalhamento no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis