Bolsa Família: nova liberação do 13º é anunciada. Veja quem recebe

Mais um pagamento de 13º salário para usuários do Bolsa Família foi anunciado oficialmente. Veja quem vai poder receber benefício já a partir de junho
- Anúncio -

Nesta semana, foi confirmado oficialmente a liberação de mais um pagamento do 13º salário para os usuários do programa Bolsa Família. Segundo as informações oficiais, os repasses serão feitos a partir do próximo mês de junho, juntamente com os depósitos regulares do benefício.

Contudo, é importante lembrar que nem todos os usuários do programa Bolsa Família poderão receber o saldo adicional. De acordo com as informações oficiais, os pagamentos do bônus serão feitos apenas para os usuários do estado de Pernambuco. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

“A gestão estadual reforça que o combate à fome e à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das pernambucanas e pernambucanos são prioridade máxima e que novas ações, ainda mais amplas, no sentido de efetivamente reduzir a desigualdade social no Estado serão anunciadas em breve”, disse o governo do estado.

Não será preciso realizar nenhum tipo de solicitação para receber o 13º salário do Bolsa Família no próximo mês de junho. Como dito, as liberações serão feitas de forma automática de acordo com o calendário estabelecido regularmente.

O calendário de pagamentos

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para o próximo mês de junho:

  • NIS final 1: 19 de junho
  • NIS final 2: 20 de junho
  • NIS final 3: 21 de junho
  • NIS final 4: 22 de junho
  • NIS final 5: 23 de junho
  • NIS final 6: 26 de junho
  • NIS final 7: 27 de junho
  • NIS final 8: 28 de junho
  • NIS final 9: 29 de junho
  • NIS final 0: 30 de junho

13º do Bolsa Família

Do ponto de vista nacional, não há nenhuma previsão de pagamento do 13º salário para os usuários do Bolsa Família. A lei geral que cria o programa social não exige que o Governo Federal realize este tipo de repasse.

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez o pagamento do adicional de final de ano para os usuários do programa social, assim como prometido na campanha. Contudo, ele não repetiu a dose nos anos seguintes do seu mandato.

O governo Lula manteve a decisão de não seguir pagando o adicional de final de ano para os usuários do programa Bolsa Família. O Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), disse que movimento não seria necessário.

“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco”, afirmou Dias.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis