Bolsa Família: veja como vai funcionar benefício neste mês de agosto

Governo federal deve retomar pagamentos do Bolsa Família neste mês de agosto. Veja como vai funcionar a liberação

Na próxima segunda-feira (19), o governo federal deverá retomar os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deverá atender pouco mais de 20 milhões de pessoas, de acordo com a projeção mais recente do Ministério do Desenvolvimento Social.

O Bolsa Família não é um programa que pode ser chamado de novo. Afinal de contas, estamos falando de um benefício de transferência de renda que já existe há mais de 10 anos. Contudo, é natural que muitas pessoas tenham dúvidas em relação ao sistema de pagamento do saldo.

Por isso, listamos abaixo uma série de pontos cruciais para entender como vai funcionar o pagamento do Bolsa Família neste mês de agosto.

Como funciona o Bolsa Família

Como é feita a seleção

Destaques sobre *** por e-mail

Não existe atualmente um sistema de inscrição direta no Bolsa Família. Para ter direito ao benefício, o cidadão precisa apenas ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.

Se você ainda não está no Cadastro Único, a dica é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Basta que um membro da família compareça ao local, munido de ao menos um documento de cada integrante.

Como é feito o pagamento

Uma vez dentro do Bolsa Família, os pagamentos são feitos diretamente na conta social digital da Caixa Econômica Federal. Esse saldo normalmente é depositado dentro do Caixa Tem, um app gratuito e já disponível para download.

Os pagamentos do Bolsa Família não são realizados de uma só vez. O governo federal costuma dividir as liberações de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe primeiro.

Como é feita a movimentação

Para movimentar o dinheiro do Bolsa Família não é necessário sair de casa. Essa movimentação pode ser feita de maneira remota através do app do próprio Caixa Tem.

Pelo Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer um Pix, e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. 

Também é possível movimentar o saldo do Bolsa Família através do cartão do próprio programa, ou do antigo Auxílio Brasil.

O calendário 

Abaixo você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de agosto, tomando como base as informações do governo federal:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis