Cartão alimentação do CRAS: como solicitar o benefício em sua cidade!
O benefício serve para garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidadeO cartão alimentação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um benefício para garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, o governo disponibiliza um valor mensal para as famílias que precisam do auxílio.
O valor pago varia conforme o local de moradia e diretrizes do programa em estados e cidades. Na maioria das vezes, o benefício fica entre R$ 50 e R$ 200 por pessoa.
Quem tem direito ao cartão alimentação do CRAS?
Para conseguir o cartão alimentação do CRAS é preciso que as famílias se enquadrem em uma série de requisitos. Os principais são:
- Estar cadastrado no CadÚnico, do Governo Federal;
- Comprovar renda familiar abaixo de determinado valor, que também pode variar de um município para outro;
- Não estar recebendo algum outro benefício governamental relacionado à alimentação;
- Estar em situação de vulnerabilidade social.
Como solicitar?
O primeiro passo para solicitar o cartão alimentação do CRAS é marcar um horário de atendimento no Centro de Referência de Assistência Social mais próximo da residência do interessado e ir até o local no dia e hora combinados.
Na unidade, será necessário preencher um formulário com informações pessoais e familiares e apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda familiar.
Com isso em mãos, o pedido será analisado por uma equipe do CRAS, que posteriormente entrará em contato para informar sobre a aprovação e solicitar as informações para que o Cartão Alimentação possa ser emitido.
Em algumas localidades, a retirada do cartão é feita diretamente em bancos e em outras na própria unidade do Centro de Referência de Assistência Social. Cabe aos funcionários do CRAS detalharem como funciona todo o processo.
Vale destacar que o cartão deve ser utilizado exclusivamente para a compra de alimentos. Caso o órgão identifique irregularidades no uso do benefício, ele pode ser suspenso e a família ficar sem o auxílio.