Declaração de Jojo Todynho sobre Bolsa Família causa revolta nas redes
Nova declaração da influencer Jojo Todynho causou revolta sobretudo entre os usuários do programa Bolsa FamíliaA influencer Jojo Todynho voltou a causar polêmica nessa semana ao dar a sua opinião sobre os usuários do Bolsa Família. A nova declaração da cantora acabou gerando revolta sobretudo entre os beneficiários do programa social.
O Bolsa Família é o maior benefício de transferência de renda do país. Dados oficiais divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social indicam que mais de 20 milhões de brasileiros de todas as regiões do país estão aptos ao recebimento do benefício todos os meses.
Para Jojo Todynho, no entanto, os usuários do programa estariam se aproveitando do benefício apenas para conseguir dinheiro fácil, e “fazer filhos”, para aumentar o saldo pago.
“Sabe qual é o absurdo maior? O povo fazendo filho adoidado. ‘Ah, porque eu vou receber Bolsa Família’. […] É assim que elas fazem, o povo se assegurando no Bolsa Família”, iniciou.
“O povo tá achando que a vida é festa. 600 reaizinhos, vou ali, vou fazer isso, unha, cabelo, está todo mundo com bronze em dia, cabelo em dia, lookinho, cabelinho na régua com auxílio. Mas esse auxílio aí, bebê, sai do imposto que mamãe e vários empresários pagam”, continuou Jojo Todynho.
A declaração gerou forte repercussão nas redes sociais. Internautas se dividiram entre criticar e elogiar a influencer.
O que é verdade sobre o Bolsa Família
Como dito, o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Ao contrário do que diz a influenciadora Jojo todynho, você não precisa ter filhos para receber o benefício. O sistema de pagamentos está mais ligado à sua renda per capita.
Assim, se dois adultos desempregados residem na mesma casa, eles estão aptos ao recebimento do Bolsa Família de R$ 600 independente de ter filhos ou não.
Desde 2023, o governo federal passou a pagar um adicional para mulheres grávidas, e também para filhos recém-nascidos. Nesse caso, o cidadão pode aumentar esse benefício um pouco mais.
Empregos
Dados de setembro divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social indicam que nesse ano de 2024 mais da metade do saldo de empregos com carteira assinada foi destinada a pessoas que estavam recebendo o Bolsa Família.
De acordo com os especialistas, esses números mostram que os usuários do programa social querem trabalhar, e buscam um emprego para melhorar a condição de vida.
Atualmente, o governo federal concede uma espécie de regra de transição para os usuários do Bolsa Família que conseguem um emprego. Assim, o cidadão não perde o benefício social, e segue recebendo o saldo por mais tempo antes de ter a conta cancelada.