Em São Paulo, candidato chama usuários do Bolsa Família de “desempregados profissionais”

Em uma série de entrevistas, candidato Pablo Marçal vem criticando o Bolsa Família e boa parte dos seus beneficiários
- Anúncio -

Um dos principais candidatos à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) vem usando o seu tempo em debates e entrevistas para criticar o Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil.

Entre outros pontos, ele vem sugerindo nas suas aparições que os beneficiários do programa seriam ‘desempregados profissionais’. Ainda antes da campanha, ele prometeu que encerraria o que chamou de ‘Bolsa Miséria’, caso seja eleito presidente em 2026.

Proibição de trabalho

Em uma sabatina da Folha de São Paulo, por exemplo, Pablo Marçal chegou a dizer que as pessoas que fazem parte do Bolsa Família são proibidas de trabalhar pelo governo federal.

“A pessoa que está debaixo do assistencialismo é proibida de trabalhar. Você tem milhares de pessoas na situação de desempregado profissional”, disse ele.

Essa informação, no entanto, não é verdadeira. De acordo com as regras do Bolsa Família, nenhum cidadão é proibido de trabalhar para receber o benefício social. Em regra geral ele pode exercer suas funções informais naturalmente.

Além disso, também é possível trabalhar de maneira formal e seguir recebendo o Bolsa Família. Mas isso só vai acontecer caso a renda per capita da família siga abaixo dos R$ 218, assim como exige a regra geral do programa social.

Bolsa Família

São Paulo é a cidade brasileira com maior número total de usuários do Bolsa Família. Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que a cidade conta com pouco mais de 690 mil beneficiados pelo programa social.

O aumento nos valores do Bolsa Família, no entanto, não significa que a cidade vem registrando uma queda no número dos empregos. Pelo contrário, dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o Brasil está em situação de quase pleno emprego nesse momento.

Bolsa Família de setembro

Em setembro, os pagamentos do Bolsa Família serão oficialmente retomados no próximo dia 17. Mas nem todo mundo poderá receber o saldo nessa mesma data. Para saber o dia exato da sua liberação, será necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de setembro:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis